Com a validade do decreto que liberou o comércio em Goiânia, também tornou-se obrigatório o uso de máscaras para qualquer pessoa que estiver transitando. O descumprimento pode acarretar multa de R$ 627,38, valor baseado em uma lei anterior, que prevê autuação desta monta para quem não colaborar com medidas sanitárias.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia, Walisson Moreira, a Central de Fiscalização Covid-19 tem 23 equipes prontas para verificar o cumprimento da obrigatoriedade do uso de máscaras. Além disso, a Guarda Civil Metropolitana e até mesmo policiais militares vão colaborar com a ação.
Apesar do número de fiscais ser considerado alto pela administração, a prefeitura reconhece que é impossível fiscalizar toda a população. Por isso, Moreira pede que os goianienses se conscientizem da importância de uso da máscara neste momento de epidemia.
“A gente está falando de mudança de hábito, o que nunca é fácil. A população precisa entender que essa é uma ferramenta na luta contra a pandemia. Usar máscara não é mais uma questão de escolha. Tem que usar. Quem usa máscara está protegendo o próximo. É uma questão de respeito. Quem insistir em não utilizar, pode ser abordado pela Guarda Civil, que vai pegar os dados da pessoa e enviar para a prefeitura lavrar uma multa”, disse em entrevista à Rádio Bandeirantes Goiânia.
Quem presenciar o descumprimento da norma ou de qualquer outro protocolo sanitário estabelecido pelo governo estadual ou pela prefeitura pode denunciar pelo app Prefeitura 24h. A ferramenta tem geolocalização e facilita o trabalho de designação de regiões que registram mais infrações.