Representantes do Sintego e de outras entidades sindicais estiveram reunidos com os secretários de Educação e Finanças da Prefeitura de Goiânia. O resultado foi uma série de acordos entre as partes. Em relação a área da Educação, houve reclamação de que a atualização do piso não foi feita de forma integral, o Município prometeu fazer o complemento do pagamento em maio.
O índice do MEC para atualização do piso é de 7,64%. A Secretaria Municipal de Educação (SME) pagou apenas 0,33% de reajuste. O secretário de Finanças explicou que a prefeitura promoveu apenas a adequação necessária para que nenhum professor da Rede Municipal de Ensino (RME) recebesse menos do que R$ 2.298,80, que é o valor do Piso Nacional do Magistério. A promessa é que a Prefeitura faça o pagamento em maio.
“Tivemos uma notícia que pode ser mais alentadora, nós perguntamos ao secretário porque não pagou o piso, somente o complemento. Ele disse que era para cumprir a lei do Fundeb e também a lei 11738 do piso. Ele disse que no mês de maio vai dar o reajuste junto com as outras categorias”, destacou Bia.
Quanto aos administrativos da Educação, de acordo com Bia de Lima houve a promessa de que a Data Base será pago retroativo a janeiro. Não há data definida e um estudo está sendo feito. “Estas questões são importantes, sem falar na questão dos concursos e também pagar dentro do mês trabalhado neste mês de março, são posições que podem melhorar a situação no município de Goiânia”, afirmou Bia de Lima.