A prefeitura de Goiânia por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas) está divulgando uma campanha para que nesta época de frio as pessoas em situação de rua possam ser encaminhadas para os abrigos. Em entrevista ao Diário de Goiás, o secretário da pasta Mizair Lemes, explicou que existem duas casas de acolhida na capital e que estão com disponibilidade para atender essas pessoas.
“Temos duas casas de acolhimento, uma no Setor Campinas que é destinada para solteiros, homens e mulheres e lá temos capacidade para atender 200 pessoas, atualmente tem 130 vagas ocupadas. Lá também pode ser pernoite, porque as vezes as pessoas só querem passar a noite. Temos também a casa da acolhida 2 que fica no Setor Universitário, e que é destinada para a família ou pessoas que tem crianças, com capacidade para 80 atendimentos e atualmente temos apenas 18 pessoas assistidas. Então, nós temos disponibilidade de atender e precisamos fazer o convencimentos dessas pessoas para que elas saiam da rua, dessa situação de vulnerabilidade”, aponta o secretário.
De acordo com o secretário, no final de semana foi vinculado nas redes sociais um banner com o número 156 que é da prefeitura de São Paulo, com esse mesmo objetivo. “Nós agora estamos divulgando esse banner da prefeitura de Goiânia para que as pessoas no município que vejam alguém passando frio na rua ou em local vulnerável, que possa ligar no número (62) 9 8414-8987 e informar o local para que a equipe da abordagem social vá até lá para fazer o encaminhamento dessa pessoa para os abrigos. Mas, lembramos que nós não podemos forçar as pessoas a irem, elas tem o direito, então temos que fazer um trabalho de convencimento”, explica.
O titular da pasta, ressaltou ainda que em parceria com a Organização das Voluntarias de Goiás (OVG), distribuiu vários cobertores para pessoas em situação de rua. “Conseguimos 2 mil cobertores e distribuímos por toda Goiânia. Nós começamos esse trabalho com os moradores em situação de rua uma vez que a vulnerabilidade maior , conseguimos atender cerca de 400 pessoas, iniciamos na quinta-feira (4), e no final de semana fomos até as regiões mais periféricas e distribuímos esses cobertores”, finaliza Mizair.
Reforçando que o número para informar a Secretaria de Assistência Social é o (62) 9 8414-8987.