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Prefeitura deve retomar prolongamento da Marginal Botafogo

A Prefeitura de Goiânia deve licitar parte do complexo viário do cruzamento da Marginal Botafogo com a Avenida Jamel Cecílio e o prolongamento da via até a Avenida 2ª Radial, no Setor Pedro Ludovico.

Segundo informações do jornal O Popular, o projeto deve sair do papel ainda neste ano. Mas as obras serão feitas de forma parcelada, com o início apenas do sentido Norte-Sul, que foi iniciado em 2010, mas paralisado em 2011, por decisão do Tribunal de Contas da União (TCU).

A licitação para as obras foi aberta no dia 24 de dezembro e as propostas serão recebidas no dia 2 de fevereiro. O valor das obras para a construção da pista Norte-Sul, obras de galeria pluvial e de drenagem, a construção da ponte sobre a Rua 1.018 e as alças da Avenida 2ª Radial, está estimado em R$ 23,9 milhões. Mas o projeto total, também contempla a via no sentido Sul-Norte e o viaduto em três níveis no cruzamento da Marginal Botafogo com a Avenida Jamel Cecílio e está estimado em mais de R$ 60 milhões.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras (Semob), o restante da obra deve ser licitado no futuro, mais ainda sem data definida.

O prolongamento da Marginal, ainda sem o viaduto sobre a Avenida Jamel Cecílio, deve funcionar como uma segunda opção para o acesso ao Setor Pedro Ludovico, que atualmente tem como principal ligação a Avenida Leopoldo de Bulhões. Nesse cruzamento, a sinalização pode se tornar um problema. No ano passado, após a inauguração dos viadutos da Marginal Botafogo sobre as Avenidas 88, A e E, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) proibiu o acesso direto da Marginal para a Avenida Jamel Cecílio, no sentido Shopping Flamboyant.

Com a conclusão da obra de prolongamento, a única forma do motorista seguir até a avenida 2ª Radial seria acessar a Jamel Cecílio pela Rua PL3 ou fazer o retorno na Leopoldo de Bulhões. O prolongamento só pode ser acessado pela Jamel Cecílio e, por isso, o cruzamento poderia ser reconfigurado à maneira anterior, criticada por técnicos em trânsito por aumentar um tempo no semáforo.

Laura Santos Braga

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