A prefeitura de Três Ranchos, no sudeste de Goiás, fez um buraco na estrada que dá acesso à praia artificial do Lago Azul. A medida é para evitar que turistas vão ao município num momento de alta no contágio pelo coronavírus Sars- CoV-2.
Ao Diário de Goiás, o prefeito Hugo Deleon (Cidadania) relatou que a única forma de acessar o lago é pela estrada na qual foi feito o buraco. Posteriormente, ela se divide em dois acessos. Ambos foram inutilizados.
Deleon cita que trata-se de uma preocupação regional. A população de Três Ranchos é atendida pela regional de saúde de Catalão, que está com 100% dos leitos de UTI para tratamento da covid-19 ocupados. “É um trabalho para fortalecer o que foi determinado pela Vigilância em Saúde de Catalão, da nossa região”, disse. O prefeito lembra que os catalanos são os grandes frequentadores do Lago Azul.
A prefeitura também editou um decreto que proíbe a locação de casas de veraneio, pousadas e hotéis a partir da próxima segunda-feira (18) até 4 de fevereiro. Também é vedada a realização de cultos religiosos. O horário de funcionamento do comércio, bares e restaurantes fica restrito até 22h.
“Nesse intervalo de tempo vamos ver se o número de casos dá uma abrandada”, diz o prefeito.
Deleon cita que a revogação ou extensão da determinação depende da evolução do quadro epidemiológico. “Vai depender da progressão ou não dos casos. Se as internações forem reduzidas, podemos revogá-lo antes mesmo do fim do prazo ou mantê-lo em prazo posterior”, afirma.