A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (SEINFRA), está realizando substituição de lâmpadas de sódio por LED nas vias públicas da cidade. O objetivo é trazer mais economia, segurança e eficiência para a iluminação pública do município.
Leia também: Secretário de Finanças de Senador Canedo estima perda de arrecadação de R$ 45 milhões
Segundo o Secretário de Infraestrutura, Cleverson Emerick, a tecnologia LED, apesar de ser comprovadamente mais econômica, ainda é novidade no país.
A primeira cidade a adotar integralmente a tecnologia foi Gentil, no Rio Grande do Sul, em 2019. Senador Canedo tem cem vezes mais habitantes, por isso é uma das poucas entre as grandes cidades a fazer essa opção em termos de sustentabilidade.
Cleverson Emerick
Segundo a prefeitura, o investimento total ultrapassa 15 milhões de reais e vai substituir todas as lâmpadas de vapor de sódio até o final de agosto e início de setembro.
A cidade já tinha 11 mil pontos com esse tipo de iluminação. A segunda fase do projeto vai contemplar toda a região central da cidade, com mais 15 mil lâmpadas instaladas.
Leia também: Prazo de pagamento de IPTU e ITU de Senador Canedo é prorrogado para agosto
A substituição das lâmpadas também traz benefícios para o meio ambiente, já que o LED consome menos energia elétrica do que as lâmpadas de sódio e tem uma vida útil de 79 mil horas. Além disso, o LED oferece uma melhor visibilidade noturna, o que pode contribuir para a prevenção de crimes e acidentes de trânsito. A economia estimada pela prefeitura será de 30% no gasto com iluminação pública.
O município informou que o projeto é financiado com recursos próprios e a operação de substituição das lâmpadas é feita, parte por equipe própria e parte por empresa terceirizada.
Existem mais quatro cidades no Brasil que têm 100% de iluminação pública em LED: Palhoça (SC), Sorriso (MT), Santana de Parnaíba (SP) e Porto Alegre (RS). Essas cidades investiram na substituição das lâmpadas convencionais pela tecnologia LED, que traz mais economia, segurança e sustentabilidade para a iluminação pública.