Desde o início de julho a equipe da Secretaria Municipal de Urbanismo segue no povoado do Muquém. Eles devem seguir no local até o final da 269ª romaria em devoção a Nossa Senhora D’Abadia do Muquém. O trabalho inicial, segundo o gestor da pasta, Wendel Vitor, foi a recuperação das vias sem asfalto. A sede da Prefeitura dentro do povoado também passou por reformas, além do posto policial. O aterro sanitário, onde o lixo é despejado no período da festa, passou ainda por adequações. Coleta de resíduos, pode de árvores e recolhimento de galhos no local do acampamento e pela cidade foram realizados neste trabalho inicial.
“Realizemos, em conjunto com a secretarias de Transportes e Planejamento, uma grande organização para receber os fiéis. Por exemplo, as ruas sem pavimentação receberam cascalhamento e patrolamento. Deixamos as vias lisinhas, sem buracos, para o tráfego seguro dos visitantes. O trabalho inicial foi neste sentido, iniciamos antes para entregar todas demandas necessárias da melhor forma ao público da romaria.”, declarou o secretário de Urbanismo, Wendel Vitor.
Durante a romaria, que vai de 5 a 16 de agosto, a administração municipal ofecerá todo suporte de infraestrutura da festa. “Serão 30 servidores à disposição do povoado; limpando, varrendo, retirando lixo e tudo mais o que for necessário. Assim que acabar a romaria, seguiremos por lá para finalizar a limpeza.”, explicou Wendel Vitor. Ele lembrou ainda que o trabalho não é realizado só no povoado, mas dentro do Santuário de Nossa Senhora D’Abadia do Muquém também.
Atendimento médico
A Secretaria Municipal de Saúde também elaborou um plano de trabalho diferenciado para romaria. Para apoiar os fiéis que seguem caminhando até o Muquém, a gestão destinou 52 servidores, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, no posto da OVG, Organização das Voluntárias de Goiás, que está às margens da GO-237. Equipes do SAMU ainda atuarão no local. “Vamos levar um conforto aos romeiros que caminharam por dias ou horas. Haverá massagem, realização de curativos e outros atendimentos que eles necessitarem. Para isto, teremos uma estrutura completa na barraca da OVG, que também prestará outros apoios.”, declarou a coordenadora da Atenção Básica de Niquelândia, Leandra Rosa.
O posto de saúde do povoado terá atendimento reforçado para casos de urgência e emergência. “Nosso objetivo é atender com qualidade toda os moradores do município e os visitantes. Para isso vamos oferecer profissionais treinados e capacitados.”, disse o secretário de Saúde, João Dias.
O prefeito Valdeto Ferreira relatou que toda a Prefeitura estará envolvida na organização da Romaria. “Vamos prestar todo apoio necessário ao Padre Aldemir Franzin e aos turistas que vierem para a festa. Nossa expectativa é ter uma romaria cheia de muita fé, devoção e com uma boa infraestrutura aos fiéis.”, disse o chefe do executivo.
A expectativa é que cerca de 400 mil fiéis, de diversas localidades do Brasil, especialmente da região Centro-Oeste, visitem o Santuário de Muquém durante os 15 dias de festividade, segundo dados do site da entidade religiosa.