Categorias: Cidades

Prefeitura de Goiânia não implantará impostos a igrejas

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), não autorizou qualquer iniciativa de cobrança de impostos a igrejas. A informação é da assessoria de imprensa do prefeito. A polêmica começou após a movimentação de instituições religiosas à reportagem publicada no jornal O Popular no último domingo (3), em que o secretário Municipal de Finanças, Jeovalter Correia, propôs que as 2.274 igrejas instaladas em Goiânia começassem a pagar impostos.

“A Sefin não pretende tributar os templos, até porque a imunidade é constitucional. Só uma mudança na Constituição Federal poderia mudar isso. Mas isso não quer dizer que eu concorde com a imunidade tributária, portanto, dei a minha opinião”, afirmou Jeovalter Correia.

O líder da Conversão das Assembleias de Deus em Goiás, pastor presidente da Assembleia Ministério de Campinas, disse ao Diário de Goiás que chegou a falar com o prefeito. “Estamos descansados já que a atitude do Jeovalter não é real, concreta. É inconstitucional e não representa a Prefeitura”, concluiu.

O presidente da Assembleia de Deus Ministério Vila Nova, Josué Gouveia, se pronunciou nas redes sociais. “Manifestamos a posição no sentido de manter a garantia constitucional reivindicando as autoridades responsáveis pela garantia desse direito, somem-se as igrejas e a sociedade na adoção de medidas contrárias à tributação das igrejas”, afirmou.

Jeovalter Correia destacou que foi ouvido pela reportagem do O Popular como técnico e crítico. “Sou um crítico das imunidades incidentes na exploração de atividades econômicas pelas igrejas que concorrem de forma desleal com outros setores que não têm o mesmo benefício”, comentou.

Segundo o secretário, não existe qualquer iniciativa sobre a cobrança de impostos. “Fui ouvido como técnico em uma matéria que O Popular estava fazendo e dei a minha opinião. Critiquei de uma forma geral as imunidades das igrejas, inclusive católica, das comunicações, da cultura”, explicou.

Thais Dutra

Notícias Recentes

“Saúde não é despesa, é investimento”, afirma Vanderlan Cardoso

“Saúde não é despesa, é investimento, principalmente na atenção primária”, ressaltou Vanderlan ao tratar da…

11/08/2024

Acidente em Vinhedo: Cristais de gelo pode ser uma das hipóteses da queda da aeronave

As caixas-pretas contendo os gravadores de voz da cabine e de dados do voo 2283,…

11/08/2024

Preso homem que ludibriava idosos em caixas eletrônicos e aplicava golpes em Uruaçu

A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Uruaçu,…

11/08/2024

Brasil fecha participação em Paris 2024 com histórias inspiradoras e mulheres no topo

O Brasil termina os Jogos Olímpicos Paris 2024 com muitos motivos para se orgulhar. Do…

11/08/2024

GoiásFomento promoverá a Semana do Crédito em Catalão a partir desta segunda (12)

Entre os dias 12 a 16 de agosto, o Governo de Goiás, por meio da…

11/08/2024

Caiado é o governador com melhor avaliação do Brasil, aponta pesquisa AtlasIntel

Conforme a pesquisa AtlasIntel divulgada neste sábado (10), o governador Ronaldo Caiado (UB) segue com…

11/08/2024