O lançamento das obras da Maternidade Oeste, localizada no setor Vera Cruz I, em Goiânia, está previsto para esta terça-feira (16). A unidade possibilitará atendimento e assistência materno-infantil na rede pública de saúde para goianienses. A obra foi idealizada em 2013 em parceria da Prefeitura de Goiânia com o Ministério da Saúde.
O local, que possui mais de 15 mil metros quadrados, está localizado em uma região que tem grande demanda de atendimento à mulher e ao recém-nascido, abrangendo a região Oeste, Campinas-Centro e Sudoeste. Os processos licitatórios para construção foram realizados em 2015.
O lançamento da obra contará com a presença do prefeito Paulo Garcia e do secretário Municipal de Saúde, Fernando Machado. O investimento inicial será de R$ 49 milhões, oriundos do Ministério da Saúde e Tesouro Municipal.
De acordo com o secretário Fernando Machado, mais de 40% dos partos realizados em Goiânia passarão a ser feitos pela Maternidade Oeste. “Isso vai ser suficiente para permitir que o público faça todos os partos do SUS [Sistema Único de Saúde] em maternidades públicas. A partir da construção dessa maternidade, não dependeremos mais da compra de serviço de hospitais privados conveniados para fazer o atendimento materno”, ressalta.
A Maternidade contará com 179 leitos, destes 62 de obstetrícia, 23 de ginecologia, 31 pediátricos, dez de Unidade de Terapia Intensa (UTI) neonatal, nove de cuidados intermediários UCINCOo, cinco de UCIN/Canguru; cinco berçários; duas salas de observação pediátrica, duas salas de intercorrência pediátrica, oito leitos de observação, duas salas de emergência, cinco salas de recuperação pós-anestésica e 15 salas de parto normal.
Além de todos os passos desde o pré-natal até a assistência à mulher e ao recém-nascido, serão ofertados programas de saúde, como prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DTS’s), prevenção de câncer e entre outros.