A Prefeitura de Goiânia lançou na manhã desta quinta-feira (1º), na Região Oeste da capital, no Jardins do Cerrado 7, o Programa Goiânia + Segura. O objetivo do programa é realizar o policiamento comunitário e preventivo visando a redução dos índices de criminalidade em todas as regiões da cidade. O programa é itinerante e em parceria com as demais forças da Segurança Pública do Estado.
“Especificamente para este programa nossos guardas civis, cerca de cem, foram treinado no nosso Centro de Formação e passaram pelos cursos de Abordagem Policial, Policiamento Comunitário, Uso Progressivo da Força e Prática Operacional (aulas práticas), totalizando 40 horas de curso”, disse o comandante do programa, Cleibson Lima.
De acordo com dados da administração municipal, durante a primeira etapa do programa, que ocorreu na Região Leste de Goiânia por sete meses, foram realizadas 4007 visitas comunitárias; 726 abordagens; 35 pessoas encaminhadas ao Distrito Policial local e oito pessoas flagradas furtando e/ou roubando; cinco pessoas com porte ilegal de arma; 1756 apoios ao Cais, escolas, Cmeis, praças e parques; 121 apoio à SMT, Procon, Postura e Polícia Militar (PM); e onze armas apreendidas, além de oito veículos recuperados.