Publicidade
Categorias: Goiânia
| Em 5 anos atrás

Prefeitura de Goiânia abre mais de 23 mil vagas para matrículas de alunos novatos

Compartilhar

Mais de 20 mil vagas serão abertas para o ensino municipal na capital goiana a partir da próxima semana. A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), abre nesta terça-feira (03/12) o período de matrículas para alunos novatos na rede municipal de ensino. Para 2020, serão oferecidas 10.094 vagas no Ensino Fundamental e 13.117 na Educação Infantil, totalizando 23.211 vagas, além daquelas destinadas à Educação de Jovens e Adultos (Eaja) . Ainda para o próximo ano, é prevista a conclusão das 11 obras de Cmei paralisadas na gestão anterior, ampliando a oferta em cerca de 2 mil vagas.

A pré-matrícula online para o Ensino Fundamental terá início no próximo dia 3, por meio do endereço eletrônico >www.sme.goiania.go.gov.br<, na aba “Matrícula Web”, a partir das 8h. Para alunos novatos dos centros municipais de Educação Infantil (Cmei) e unidades conveniadas, o início será no dia 17 de dezembro, também por meio do mesmo canal.

Publicidade

Mãe trabalhadora

Publicidade

Neste ano, a Educação antecipou o cadastro antecipado para posterior solicitação de vagas em escolas e centros municipais de Educação Infantil. Por meio do site da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), os pais e responsáveis podem, desde 01/11, cadastrar informações pessoais, da criança e da família. A antecipação desta etapa visa facilitar os requerimentos de matrícula, dar celeridade ao processo e evitar congestionamentos do sistema.

Publicidade

Além da antecipação do cadastro socioeconômico e familiar, outras duas mudanças nas matrículas 2020 foram anunciadas: a obrigatoriedade do número de CPF da própria criança para a solicitação de vagas, transferências e renovação de matrículas e a destinação de 40% das vagas de Educação Infantil para mães trabalhadoras que comprovarem vínculo empregatício (contracheque, carteira de trabalho ou MEI). Portadores do Bolsa Família tem 20% das vagas e o restante dos 40% são para a população geral.

Publicidade
Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.