Publicidade

Prefeitura de Aparecida realiza operação para remoção de lixo e entulhos de terreno

Pela oitava vez este ano, a Prefeitura de Aparecida realiza operação para retirar toneladas de entulho e lixo descartados de forma irregular em terreno da Rua Tupinambás, localizado no Jardim Maria Inês. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) mobilizou servidores e máquinas para remover do terreno sofás, colchões, móveis velhos, sobras de construção, restos de demolição, pneus e lixo orgânico. A ação se repete mesmo após campanhas de conscientização para descarte correto do lixo entre a população.

O secretário de desenvolvimento urbano, Aldino Araújo, esteve presente na ação e ressaltou que o descarte irregular caracteriza crime ambiental, que prevê multa de até 5 mil reais. “É um recurso que poderia ser aplicado na construção de praças, na revitalização de avenidas. Pórem, a gente que tem destinar para recolhimento de entulho que poderia ser descartado de formula regular”, comentou Araújo.

Publicidade

De acordo com o morador da região, Carlos Alberto Brasiliano, os casos de descarte incorreto de lixo no terreno são frequentes. “O pessoal acaba de limpar e vem um monte de gente jogando lixo aqui. É um crime ambiental. Pelo amor de Deus, não joguem lixo aqui”, conta o morador.

Publicidade

Para auxiliar na limpeza e boas práticas, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano atua com o projeto Disque Busca. Os moradores de Aparecida podem solicitar coleta de objetos descartados, como móveis e eletrodomésticos usados, agendando horário de coleta pelo telefone 3545-9969. Os materiais são recolhidos pela Prefeitura, que os destina à cooperativas de reciclagem do município. Os dejetos considerados inadequados para aproveitamento são encaminhados ao aterro sanitário.

Publicidade

Denúncia

A população aparecidense pode denunciar essa prática indevida pelos telefones 3545-5930 e 3545-6040. As multas para quem comete esse crime, conforme legislação municipal, variam de R$ 500 a R$ 5.000,00.

Publicidade
Publicidade
Compartilhar