A Prefeitura de Aparecida de Goiânia entregou na manhã de sexta-feira (20) as obras de revitalização e ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas Ambrosina Coimbra Bueno, conhecida como UPA Buriti Sereno. A revitalização começou em setembro de 2023.
A UPA tem 33 leitos, realiza cerca de 500 atendimentos diários e foi ampliada e reformada para dar mais qualidade e conforto para população e profissionais. Foram investidos R$ 4,6 milhões na obra.
“Fico muito feliz de estar aqui e ver que o investimento de mais de R$ 4,6 milhões nessas obras foi bem empregado. Porém, não adianta nada entregar uma reforma completa, moderna, com mobiliário, equipamentos, ar-condicionado, tudo funcionando, se não tivermos um atendimento de excelência e humanizado. Quem paga o nosso salário e é nosso patrão é o povo de Aparecida de Goiânia; por isso, a Prefeitura se esforça para oferecer serviços de qualidade”, destacou o prefeito Vilmar.
Por sua vez, o secretário municipal de Saúde, Bruno Hernandez, ressaltou a importância da modernização da UPA Buriti. “Essa é uma obra de grande relevância numa unidade que realiza, em média, 500 atendimentos diários. Ontem estive aqui checando os últimos detalhes e vi a alegria dos servidores ao retornarem para uma nova casa, pronta para receber a eles e à população. Aqui temos, agora melhorados, 33 leitos, sendo 20 adultos de enfermaria (dez masculinos e dez femininos), quatro pediátricos, três berços e seis leitos de estabilização.”
O secretário também contou que na UPA Buriti que todos os dias da semana, em média, no período matutino, oito médicos atendem na unidade. “De agora em diante, com as melhorias feitas, poderemos ampliar os atendimentos com a excelência que o prefeito Vilmar exige. Além do planejamento técnico e tecnológico, os ambientes estão mais humanizados, com acessibilidade e climatizados para dar mais conforto aos pacientes e aos trabalhadores”, frisou o secretário Bruno.
Para a secretária de Assistência Social, Sulnara Santana, “o que era bom ficou muito melhor”. “Os funcionários vão trabalhar num lugar limpo, revitalizado e adequado. As reformas e modificações vão permitir um acolhimento digno para as pessoas e segurança e comodidade para a equipe daqui, que já era de excelência e vai avançar ainda mais.”
As obras de melhoramento exigiram a transferência temporária dos atendimentos para o Centro de Especialidades Municipal (CEM), no Setor Boa Esperança, e o serviço de ortopedia foi redirecionado para a UPA Brasicon, no Residencial Brasicon. Agora, com a entrega à população, todos os serviços retornam à UPA Buriti Sereno.
O superintendente de Atenção à Saúde, João Pedro Batista, contou que “a recepção foi ampliada e recebeu um balcão de atendimento humanizado, as portas dos consultórios foram adequadas para acessibilidade de pessoas com necessidades especiais e as equipes agora têm salas administrativas, de reunião e descanso, além de um refeitório, e tudo climatizado.”
Já coordenador de Arquitetura e Engenharia da SMS, Diogo Alvarenga de Araújo Silva, detalhou mais melhorias feitas na UPA do Buriti Sereno. Ele citou: pintura geral, revisão dos pontos de ar comprimido, oxigênio e vácuo, troca de toda a rede elétrica, revisão das redes de água e esgoto, substituição das luzes dos estacionamentos externo e interno, construção de uma nova entrada para o Samu, instalação de pista de rolagem para caminhões de abastecimento, implantação de nova identidade visual, revisão geral do telhado, instalação de rede estruturada para cabeamento de informática, troca das fachadas e novas placas de identificação, dentre outras ações.
Satisfeita com os aprimoramentos, a diretora-geral da UPA, Dayane Soares, agradeceu pela nova estruturação da unidade. “O resultado que vemos aqui hoje nos dá força. É um sonho realizado de mais dignidade para nossos usuários e trabalhadores. Para conseguirmos isso, cada um desempenhou um papel importantíssimo. Estou imensamente feliz e desejo que todos sintam o mesmo.”