A Prefeitura de Aparecida de Goiânia está elaborando um planejamento cicloviário para incentivar o uso de meios de transporte alternativos de forma segura. As ciclovias fazem parte do projeto de Mobilidade Urbana e será executado em parceria com o governo federal, por meio do programa Pró-Transporte, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento.
“As faixas exclusivas para os ciclistas serão integradas ao sistema de transportes públicos e às vias de escoamento. Além de incentivar a prática de esportes, o projeto leva em consideração o bem-estar da população, dentro do desafio de propiciar um trânsito mais humanizado e uma maior consciência ambiental”, ressalta o prefeito Maguito Vilela.
O investimento total será de R$ 64 milhões. As ciclovias serão construídas pela administração municipal e interligará vários bairros do município. “O prefeito inova com essas obras porque grande parte da população aparecidense, em especial, o trabalhador, utiliza a bicicleta como meio de locomoção. São obras que pensam realmente em facilitar os acessos da cidade”, destaca a secretária de Projetos e Captação de Recursos, Valéria Pettersen.
Ao todo, serão mais de 35 mil metros de extensão em ciclovias, que ligarão a região Leste à Noroeste de Aparecida e a região do setor Vila Brasília ao Polo Empresarial. A primeira terá início no Eixo Norte Sul 1, do Jardim Bela Vista, e atravessará a BR-153, e seguirá para região central.
Além disso, passará pela Avenida Independência e Central e pelas Avenidas Atlântica e Pinheiros, nos trechos que vão do setor Buriti Sereno até Avenida Tropical, no setor Garavelo. Outra ciclovia começará na Avenida São Paulo, no setor Vila Brasília, e passará pelo setor Vila Maria, Anel Viário e terminará no Polo Empresarial.
A rota das ciclovias prevê praças e parques para propiciar mais qualidade de vida aos cidadãos. As ciclovias também serão acessíveis a todos os usuários e o objetivo é de que sintam o máximo de conforto, com largura adequada, sinalização e piso adequado para circulação de bicicletas.