O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), e o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), professor Orlando Afonso Valle do Amaral assinaram um convênio para a execução do projeto de extensão “Catadores Solidários – Cata Sol”, com duração de três anos.
O projeto tem como objetivo fomentar empreendimentos econômicos solidários de catadores de materiais recicláveis nas regiões metropolitanas de Goiânia, APA João Leite e nos municípios que integram o Projeto Ser Natureza do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), além de formar, incubar e prestar assessoria técnica para 800 catadores.
Segundo Maguito Vilela, “com o fechamento do Aterro Sanitário do município, as famílias de catadores que viviam às margens do local foram transferidas para a cooperativa e Galpão de Triagem. E agora com esse convênio poderemos melhorar o atendimento e a qualidade de vida desses catadores, que sobrevivem dos materiais recicláveis recolhidos pela prefeitura e encaminhados à cooperativa”.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano de Aparecida, Rodrigo Caldas, o município foi um dos poucos a cumprir a Lei Federal dos Resíduos Sólidos que determina a extinção dos lixões.