A Prefeitura de Aparecida de Goiânia anunciou que a Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida, conhecida como Igreja Matriz, será restaurada. O prefeito Vilmar Mariano (Patriota) assinou o documento que determina o início das obras na última quinta-feira (26).
De acordo com o prefeito, a previsão de duração das obras é de 12 meses. O investimento na restauração será de R$ 1,4 milhão. Os recursos serão oriundos de emendas parlamentares dos deputados federais Professor Alcides (PL) e Francisco Jr. (PSD) e contrapartida da Prefeitura de Aparecida.
A restauração do templo religioso é considerada um resgate da história de Aparecida. Além da reforma, o prefeito determinou também que a Secretaria Executiva do Centenário e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano elaborem com frei Ednilson um projeto de revitalização da Praça da Matriz. As obras simbolizam a comemoração do centenário da cidade.
Por ser patrimônio cultural do município, a Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida está protegida por lei específica de tombamento federal. Por isso, o projeto de restauração passou pelo crivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O projeto estabelece a restauração das características físicas e construtivas e patrimoniais da igreja, observando o conjunto de elementos necessários à preservação da edificação, além de melhorias na parte elétrica, hidráulica, estrutural e de conservação do monumento. A igreja também ganhará um novo sistema de sonorização e videomonitoramento.
Durante as obras, as missas e demais atividades da igreja serão realizadas no Salão Paroquial e o prédio ficará cercado por tapumes.