Termina nesta quarta-feira (17), a operação de limpeza do terreno que fica entre a nova UBS e o CMEI do Parque Trindade II, em Aparecida de Goiânia. A área pública era utilizada por moradores da região e de outros bairro como depósito de lixo e materiais de construção. A iniciativa foi da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano.
Em um ano, a Prefeitura realizou duas operações de limpeza no mesmo terreno. A remoção do entulho foi necessária devido à grande quantidade de lixo, que oferecia riscos à saúde da população. “O morador tem que se conscientizar de que aquele entulho jogado ali provocará uma série de problemas para o município, como acúmulo de insetos e outros animais. Além de deixar a cidade suja”, afirma o secretário de Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Caldas.
Segundo o secretário, ações de limpeza em áreas públicas são rotineiras. Caso o morador precise, o serviço de recolhimento gratuito de até 1 metro cúbico de entulhos pode ser solicitado a Prefeitura. Caso a necessidade seja maior que isso, é preciso contratar o serviço de containers para colocar os escombros.
O descarte irregular de lixo em áreas públicas está sujeito à multa, alerta o secretário de Meio Ambiente, Fabio Camargo. “De acordo com os artigos 61 e 62 do decreto 6.514/2008, a multa varia entre R$ 500 e R$ 5 mil. Ao todo são gastos cerca de R$ 3 milhões por ano pela prefeitura para recolhimento desse entulho descartado de forma irregular”, diz ele.
Fábio Camargo explica que são gastos cerca de R$ 3 milhões por ano, para o recolhimento de entulhos descartados de forma ilícita, e que tal investimento poderia ser aplicado em outras obras e serviços, caso a população colaborasse de forma mais eficaz.