A Companhia Metropolitana de Trânsito e Transporte (CMTT) começa, nessa semana, a instalar GPS em cada um dos 204 ônibus que percorrem as 123 linhas que cruzam a cidade de Anápolis. De acordo com a Prefeitura da cidade, a ferramenta é uma espécie de via de mão dupla: ao mesmo tempo em que vai auxiliar à CMTT a fiscalizar o cumprimento de horários da concessionária, possibilitará que o usuário saiba, em tempo real, o prazo de espera do veículo.
A tecnologia estará disponível para o usuário que tenha smartphone. Isso porque os pontos de ônibus vão receber codificadores (QR Codes) – que repassam informações eletrônicas de horários e itinerários, por meio de leitura ótica dos aparelhos celulares dos usuários. O diretor da CMTT, Carlos César de Toledo, afirma que a implantação do sistema de gestão de frota de inteligência será feito por etapas. “A primeira acabou essa semana, com o georreferenciamento dos 1,4 mil pontos de ônibus”, diz. Um dos resultados práticos dessa fase é a identificação exata dos abrigos que devem ser reparados ou trocados. “Esse investimento começa já”, diz.
Na segunda etapa serão implantados, em fase de teste, sistema de GPS nos ônibus. Assim, da central de controle montada na sede da CMTT, será possível controlar digitalmente o trajeto dos ônibus, com informações precisas de velocidade, tráfego e tempo de chegada, ao ponto de gerar provas para que a empresa possa ser acionada, caso não cumpram os horários pré-determinados.
Todo o programa será finalizado em agosto, quando os usuários poderão optar por um dos três aplicativos mundiais de mapa online: here, moovit e google maps para ter acesso a todas as informações do tráfego dos ônibus. “O Google maps pede dois meses ele estar 100% aderido”, diz Toledo. Tudo isso, sem nenhum custo para o usuário.
Leia Mais: