A Prefeitura de Goiânia ampliou de 35 para 40 o número de escolas de tempo integral na capital e divulgou as principais orientações para o atendimento pedagógico nessas unidades. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), em 2022, o atendimento será de nove horas, das 7h às 17h15, e contará com atividades que visam fortalecer o ensino e recuperar as aprendizagens dos alunos.
De acordo com a pasta, serão servidas nas unidades de tempo integral três refeições, incluindo o café da manhã, almoço e lanche da tarde, e realizadas atividades dentro e fora das salas de aula. Haverá horário, também, para higiene pessoal e intervalos para momentos de descanso e tranquilidade.
Outra mudança é com relação à presença do professor Articulador de Alfabetização, do professor Articulador do Núcleo Diversificado e do professor Articulador de Higiene e Alimentação. Na modalidade, a SME afirma que irá priorizar o letramento, numeramento, projetos complementares e tutorias.
“A nossa missão é garantir que os conhecimentos e as vivências, por meio de uma jornada ampliada nas unidades de tempo integral, ofereça aos estudantes atividades educativas diversificadas que priorizem práticas de leitura e escrita, estudo matemático e estudo orientado”, explica o secretário o titular da SME, Wellington Bessa.
Também foram adicionadas ao atual formato atividades ampliadoras dentro do currículo com abordagens diferenciadas no contraturno das aulas. Clube de Leitura, Tecnologias Digitais, Arte e Movimento, Construções Matemáticas são algumas das iniciativas que serão desenvolvidas nas instituições.
As tecnologias digitais também serão abordadas com o objetivo de viabilizar a comunicação, o uso das mídias e a cultura digital, proporcionando aos estudantes a utilização da tecnologia com informações diversificadas. “Isso mostra o empenho da gestão em conciliar as necessidades básicas de nossos estudantes e suas realidades. Por isso, a ampliação do ensino de tempo integral vai ao encontro de uma Educação cada vez mais conectada com o progresso”, destaca o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz.