O prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (PMDB), a primeira-dama Mayara Mendanha e o vice-prefeito Veter Martins (SDD) visitaram o Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química de Aparecida de Goiânia – CREDEQ Prof. Jamil Issy, nesta terça-feira dia 27 de fevereiro.
Desde que a regulação de pacientes para o Credeq passou a incluir as unidades básicas de saúde dos municípios goianos, prefeitos tem agendado visitas para conhecer o modelo terapêutico e o sistema de acesso dos pacientes à unidade. Nesta segunda-feira 26/02, o prefeito Américo Osório (PMDB) de Damolândia, a 60 km da capital conheceu a unidade. “Estou maravilhado com a estrutura que o Credeq oferece. O fato dos municípios poderem regular os pacientes para o Credeq vai ajudar muito as cidades goianas a lidar com este problema de saúde pública”, disse o prefeito.
Em Damolândia se encontra uma unidade terapêutica de recuperação de dependentes, a “Fazenda Senhor Jesus”, uma das unidades mais antigas do Estado nesse atendimento, e que é ligada a prefeitura. A fazenda foi criada há 20 anos, por pais voluntários que viviam de perto o problema das drogas e se uniram numa comunidade de apoio. O prefeito conheceu o Credeq e elogiou o atendimento e a estrutura, que conta com mais de 96 vagas para internação de dependentes.
Américo Osório enfatizou que o Credeq se tornou em pouco tempo referência na recuperação de dependentes e parabenizou o governo estadual pela proposta de enfrentamento. Ele afirmou que dará total apoio para a regulação de pacientes. “A dependência química é uma preocupação mundial, não apenas local, e o Credeq está dando uma grande contribuição para aprimorar os modelos de atendimento terapêutico”, enfatizou o prefeito.
Acesso ao Credeq – Todos os 246 municípios a partir de 1º de dezembro, podem solicitar vagas dentro do perfil de paciente definido para o Credeq. Unidades básicas de saúde, hospitais e demais unidades de saúde podem fazer a solicitação de vagas, além dos centros de Atenção Psicossocial (Caps). Antes apenas os Caps realizavam a regulação.
Credeq – O Credeq de Aparecida de Goiânia é uma unidade mista (assistência em regime ambulatorial e acolhimento residencial) para tratamento e reabilitação psicossocial de pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. O objetivo é proporcionar a adesão ao tratamento de pacientes graves e de maior complexidade. A unidade foi edificada com mais de 10 mil metros quadrados construídos e realiza mensalmente cerca de 612 consultas médicas por mês e 1700 atendimentos multiprofissionais.