Categorias: Informativo

Prefeitos participam de treinamento para melhorar gestão

Os prefeitos dos 24 municípios prioritários de Goiás, que representam 74% da população goiana e que participam da Aliança Municipal pela Competitividade, do Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador (GMCI), participam, nesta quarta-feira (26/04), de um curso de capacitação ministrado pela consultoria CLP (Centro de Lideranças Públicas), promovido pela Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan). O curso acontece na Escola de Governo Henrique Santillo.

O curso de capacitação dos prefeitos é o primeiro passo dos incentivos viabilizados pelo Estado para ajudar os prefeitos a se prepararem para os desafios da gestão e também para repassar os conceitos para a elaboração dos diagnósticos das áreas prioritárias, como saúde, educação, segurança pública, habitação e outros. O objetivo é detectar as falhas e investir em melhorias visando melhorar os índices de competitividade de Goiás no cenário nacional.

O secretário de Governo, Tayrone Di Martino, representando o governador Marconi Perillo, destacou a importância da Aliança Municipal pela Competitividade e disse que o Governo quer caminhar de mãos dados com os municípios, ajudando-os a cumprirem metas de gestão, diagnosticar os problemas e elevar o nível de competitividade para atrair investimentos para a região.

O superintendente da Central de Planejamento da Segplan, Gustavo de Pina Dias Adorno, em nome do secretário Joaquim Mesquita, agradeceu a presença dos prefeitos e de seus representantes no curso de capacitação. A superintendente executiva de Gestão da Segplan, Paula Amorim, também participa do encontro.

A prefeita de Novo Gama, Sônia Chaves, destacou como importante o  curso de capacitação oferecido pela Segplan. “Essa é a oportunidade, que nós gestores públicos, temos de nos atualizar e adquirir novos conhecimentos para aplicar em nossos municípios, sobretudo nestes momentos de crise econômico-financeira, onde temos de usar a criatividade e fazer milagres para qualificar os gastos”, disse.

O presidente da CLP, Luís Felipe D`Avila, disse que, em tempos de recessão econômica, os administradores públicos devem ter foco em questões estruturais para garantir uma gestão de qualidade e que atenda os anseios da população. Lembrou que este é o momento dos governantes apertar os cintos e qualificar os gastos, tendo sempre em mente o equilíbrio dos pontos importantes: a liderança e o poder.  Enfatizou que “liderança não tem nada a ver com cargo, mas com ação e que o pior desastre de uma administração pública é a descontinuidade de projetos”.    

Marcley Matos

Notícias Recentes

Com time reserva, São Paulo vence Atlético-GO que atinge 14 derrotas no Brasileirão

Nem a mudança de técnico alterou a rotina do Atletico-GO no Campeonato Brasileiro da Série…

11/08/2024

Equipe da França auxilia na remoção de motores da aeronave da Voepass e primeiros corpos são identificados

Neste domingo (11), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força…

11/08/2024

Polícia prende quadrilha especializada em furtar cartões presos em caixa eletrônico

Uma ação conjunta entre PMGO, PMDF E PMCE prendeu 4 integrantes de uma quadrilha que…

11/08/2024

Médica que iria embarcar em avião que caiu em Vinhedo mudou passagem após pressentimento do pai

A médica Juliana Chiumento comprou uma passagem para a viagem programada na tarde de sexta-feira…

11/08/2024

Licença-paternidade : Conheça a importância e as regras desse benefício

Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 115 países oferecem o benefício da licença-paternidade. No…

11/08/2024

“Saúde não é despesa, é investimento”, afirma Vanderlan Cardoso

“Saúde não é despesa, é investimento, principalmente na atenção primária”, ressaltou Vanderlan ao tratar da…

11/08/2024