Nesta sexta-feira (14), o PSDB promove em todo o país, o dia nacional de filiação. Em Goiás está prevista uma mobilização às 11 horas no Parque de Exposições Agropecuárias da Nova Vila. De acordo com o presidente da sigla no estado, Afrêni Gonçalves, prefeitos de partidos de oposição como PMDB, DEM, PT e PSB vão ingressar no PSDB.
Afrêni Gonçalves preferiu por cautela não apresentar a quantidade de prefeitos que se filiarão no PSDB. Ao Diário de Goiás ele citou alguns exemplos como os prefeitos que deixam o DEM para ingressar no PSDB como: Marco Aurélio Naves de Buriti Alegre e Odair Rezende de Quirinópolis.
Do PSB, a novidade é o prefeito de Abadia de Goiás,Romes Gomes e Silva que passa para o lado tucano. Do PT, o prefeito de Silvânia, José da Silva Faleiro. Em relação aos que virão do PMDB, o presidente do PSDB preferiu não fazer divulgação.
Para o presidente estadual do PSDB, Afrêni o evento desta sexta-feira, além de contar com a filiação de prefeitos, também é esperada a presença de líderes de diferentes cidades, alguns deles não ocupando cargos eletivos.
“O Diretório Nacional do PSDB estabeleceu que o dia 14 é o dia nacional de filiação no PSDB, nosso evento será as 11 horas no auditório da SGPA no Parque de Exposições Agropecuárias, nós vamos contar com a presença de prefeitos, ex-prefeitos, deputados estaduais e federais do partido além daquelas pessoas que vão se filiar no PSDB, por exemplo, prefeitos e vice-prefeitos. O PSDB estará maior”, destaca.
Acomapanhe ao vivo o evento de filiações do PSDB:
{youtube}umCBOix68H0{/youtube}
O presidente do PSDB avalia que é difícil apontar um número de filiados, já que nos diretórios municipais também foi realizado um trabalho de captação de novas pessoas. Ele analisa que prefeitos de outras legendas da base aliada também vão se filiar ao partido tucano.
Outra meta é de aumentar o número de vereadores do PSDB no estado. De acordo com Afrêni Gonçalves hoje são 347 vereadores filiados ao PSDB em Goiás.
Para os prefeitos e demais lideranças de outros partidos, o presidente do PSDB argumenta que não será dada nenhuma garantia em relação ao processo eleitoral do próximo ano.
“Nós temos dito a todos aqueles que estão se filiando no PSDB que o momento é só de filiação. Quanto a questão das próximas eleições, principalmente majoritárias vai ser tratada no momento certo, isto vai ser tratado a posteriori a partir do próximo ano. Vamos estabelecer critérios transparentes para a escolha dos nomes”, ressalta.
Vídeo conferência
O evento será realizado no Auditório Augusto Contijo, a partir das 11 horas. Em determinado momento, todos os governadores do PSDB entrarão em teleconferência. De acordo com Afrêni Gonçalves, o presidente nacional do partido Aécio Neves estará em Maceió e os demais governadores do PSDB estarão em teleconferência promovendo as filiações na legenda.