No dia 5 de junho, o presidente Jair Bolsonaro esteve em Aragarças, juntamente com três governadores, de Goiás, do Mato Grosso e do Tocantins, além de vários prefeitos goianos e mato-grossenses. Na ocasião foi lançado o programa “Todos Juntos pelo Araguaia”, que tem como objetivo a restauração e preservação do Rio Araguaia. Em entrevista ao Diário de Goiás, o prefeito da cidade de Aragarças, José Elias, cobra que depois do lançamento não conseguiu ter acesso a cópia do projeto.
“Não tenho nem a cópia do projeto. Eu quero cobrar isso porque foi feito um movimento muito grande e nós esperamos que haja uma continuidade desse programa que foi lançado. Até agora não nos informaram, a secretária de Meio Ambiente esteve presente e vários secretários goianos e eu quero identificar quem está cuidando desse projeto”, afirma o prefeito.
Segundo José Elias, ainda não buscou nenhuma audiência com a secretária de Meio Ambiente, mas pretende tentar. “Porque foi muito divulgado e a presença do presidente da República aqui teve um impacto muito grande para todo o Estado. Nós esperamos que seja realmente de grande alcance para toda a nossa região”, diz.
Em relação ao investimento de R$ 500 milhões no Rio Araguaia, o prefeito destaca que existe potencial, mas falta recurso. “Nós temos um potencial turístico muito grande, o que nos falta são recursos para viabilizar os projetos. O principal que é o potencial nós temos, mas acredito que o governador vai dar sequência a está proposta do presidente da República e nós estamos esperando”, salienta.
Em nota a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), disse que a prefeitura de Aragarças não fez nenhuma solicitação verbal ou por ofício sobre o projeto Juntos pelo Araguaia. E que outras prefeituras já solicitaram oferecendo apoio e propostas para colaboração junto a Secretaria.
Ainda segundo a nota, a Semad afirma que as informações do Programa Juntos pelo Araguaia, juntamente com o seu projeto está a disposição de todos.
Veja a nota na íntegra:
Nota resposta – Juntos pelo Araguaia
A Semad informa que a Prefeitura de Aragarças não solicitou verbalmente ou por ofício o projeto conceitual do Juntos pelo Araguaia, programa do Governo de Goiás em parceria com o Governo Federal e Governo de Mato Grosso. Tampouco foi solicitada uma audiência com a secretária Andréa Vulcanis.
Desde o lançamento do Programa, a Secretaria vem recebendo ofícios e propostas de apoio de vários municípios da região do Rio Araguaia. Representantes de cidades como Caiapônia, Piranhas e Bom Jardim já tiveram agenda no gabinete da Semad e apresentaram diversas contribuições.
A Secretaria segue aguardando as contribuições do município de Aragarças para o projeto, bem como as informações sobre as ações desenvolvidas pela prefeitura para a recuperação da Bacia do Rio Araguaia.
Todas as informações do Programa Juntos pelo Araguaia, juntamente com o seu projeto conceitual, foram amplamente divulgadas pela imprensa e estão à disposição de todos. Atualmente, o programa está na fase de concepção do projeto executivo, para detalhamento de ações e investimentos necessários.
Ao longo dos próximos anos, o programa atuará na recomposição florestal, conservação de solo e água, além de ações paralelas nos municípios envolvidos.