{nomultithumb}
Um edifício de 22 andares desabou durante um incêndio de grandes proporções no Largo do Paissandu, no centro de São Paulo. O fato ocorreu na madrugada desta terça-feira, 1º. Um edifício vizinho também pegou fogo, mas não corre risco de desabamento. As informações iniciais são de que uma pessoa morreu e pelo menos outras duas estão desaparecidas.
O fogo teve início num apartamento do 5º andar, por volta de 1h20m, e se espalhou rapidamente, atingindo um edifício situado em frente. O fogo foi controlado, há rachaduras, mas segundo os bombeiros não há risco de desabamento da estrutura.
O templo da Igreja Evangélica Luterana de São Paulo é vizinho do prédio e foi bastante danificado. Inaugurado em 1908, é o primeiro em estilo neogótico na Capital. Os vitrais da Igreja são da oficina do mesmo vitralista do Mercadão e do Teatro Municipal. Em entrevista a TV Globo, o pastor Frederico Carlos disse que pouco restou da igreja, somente o “altar e torre da igreja”.
Os Bombeiros informaram que a vítima que morreu estava sendo resgatada por corda pelos militares quando a estrutura do prédio desabou. Integrantes da corporação haviam aberto um acesso pelo edifício vizinho e a vítima já estava pronta para sair quando toda a estrutura desabou. A corda que prendia a vítima se rompeu e ela caiu. Um bombeiro também ficou ferido durante o desabamento.
O Corpo de Bombeiros de São Paulo continuam fazendo buscas por vítimas nos escombros. O edifício que desabou era uma antiga unidade da Polícia Federal. O local está desativado. Segundo comerciantes do entorno, o local era ocupado ilegalmente por cerca de 90 famílias que estão sendo cadastradas pela Defesa Civil.
O prédio já havia passado por vistoria do Corpo de Bombeiros. Foram identificadas péssimas condições do local às autoridades do município. Militares informaram que os compartimentos entre os andares eram divididos por madeira, o que ajudou a propagar as chamas.
Veja o vídeo no momento em que ocorreu o desabamento
{source}
<<blockquote class=”twitter-tweet” data-lang=”pt”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Urgente!!!!! Prédio desaba no centro de São Paulo. Cerca de 50 famílias de moradores sem teto ocupavam o local. Na hora, do desabamento, a maioria estava fora do edificio. Entretanto, alguns estão desaparecidos. <a href=”https://t.co/eNcJQZ03C3″>pic.twitter.com/eNcJQZ03C3</a></p>— Jornalistas Livres (@J_LIVRES) <a href=”https://twitter.com/J_LIVRES/status/991231800541372416?ref_src=twsrc%5Etfw”>1 de maio de 2018</a></blockquote>
<script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
>
{/source}
Vídeo foi publicado no Twitter do grupo Jornalistas Livres
O governador de São Paulo, Márcio França e o prefeito da capital paulista, Bruno Covas também estiveram no local para acompanhar o trabalho de resgate. Em entrevista à Rádio Eldorado, o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Marcos Palumbo, disse que em um segundo momento, o objetivo será de apurar quais autoridades receberam as informações sobre as condições do prédio. De acordo com a corporação, os compartimentos entre os andares eram divididos por madeira, o que ajudou a propagar as chamas.
Notícia em Atualização