Na tarde desta terça-feira (13), moradores de um prédio residencial de 19 andares que fica na cidade de Praia Grande, litoral de São Paulo, tiveram que sair às pressas após sentirem “fortes tremores”. O edifício foi evacuado pelo Corpo de Bombeiros, que detectou danos estruturais em pelo menos cinco colunas de sustentação durante uma inspeção inicial.
O edifício Giovannina Sarane Galavoti teve um “cisalhamento de três pilares”, conforme relatório dos Bombeiros, ou seja, ruptura das colunas por estarem sendo submetidas a esforços de sustentação maiores do que aguentam. Após as constatações, a caixa d’água do edifício foi esvaziada para aliviar o peso e os moradores retirados por questões de segurança.
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, ainda não se sabe quais foram os motivos dos danos, que serão investigados e avaliados em laudo estrutural de emergência. Segundo a Prefeitura de Praia Grande, a Defesa Civil está auxiliando na evacuação do prédio, e técnicos da secretaria de Urbanismo e o Corpo de Bombeiros estão dentro do edifício realizando uma vistoria e avaliando os danos.