Uma pesquisa do Programa de Defesa do Consumidor (Procon) de Goiânia apontou que as variações entre os preços das passagens aéreas podem variar em até 151,75% entres os destinos aéreos pesquisados. O levantamento foi feito para 10 destinos, entre os dias 11 e 13 de junho.
O estudo de preços considerou valores de ida e volta, com saída e chegada programadas entre os dias 10 e 16 de julho. Foram pesquisadas três empresas aéreas: Latam, Azul e Gol. As variações entre os maiores e os menores preços que mais se destacaram foram saindo de Goiânia para Rio de Janeiro, com variação de 151,75%, sendo o menor preço encontrado de R$ 657,04 e o maior de R$ 1.654,13.
Da capital goiana para Vitória (ES), variação de preço de 85,22%, sendo o menor valor de R$ 787,19 e o maior R$ 1.458,08, e de Goiânia para Natal (RN), segundo a pesquisa, a variação é de 61,37%, sendo a passagem mais barata de R$ 1.313,60 e a mais cara de R$ 2.119,80.
O órgão também verificou as passagens rodoviárias em quatro empresas de transporte terrestre: Expresso Guanabara, Viação São Luiz, Real Expresso e Viação Catedral, com os mesmos 10 destinos partindo da capital goiana. As principais variações entre as viações pesquisadas foram João Pessoa (PB), de 16,7%, com valores entre R$ 1.319,98 e R$ 1.438, para Natal (RN), com variação de 10,6%, sendo o menor valor de R$ 1.319,98 e R$ 1.460, além de Salvador (BA), com variação de 9,7%, e os preços variam de R$ 939,22 a R$ 967,89.
Conforme o Procon Goiânia, a pesquisa tem por finalidade comparar os preços das passagens aéreas e terrestres de empresas, buscar o menor preço para o consumidor, e orientar que os preços podem sofrer alterações. Nas passagens terrestres foram consideradas as quatro maiores empresas e as modalidades mais econômicas, semi-leito, convencional e executivo, excluindo a modalidade leito. Portanto, alguns preços se referem a uma só empresa, não ocorrendo o cálculo do percentual.
O presidente do Procon Goiânia, Junior Café, orienta que pesquisar é o melhor caminho para que o consumidor faça economia e tenha satisfação na compra. “As maiores empresas nem sempre são sinônimos de melhor qualidade. Busque aquela que lhe atenda conforme a sua necessidade e que esteja dentro do seu orçamento”, afirma.