Motoristas de veículos pesados têm até o dia 31 de março para realizarem exame toxicológico. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece que motoristas das categorias C, D e E que têm carteira vencendo entre janeiro e junho devem apresentar o exame com resultado negativo até o prazo estimado. O não cumprimento da exigência acarreta infração gravíssima, com multa de R$ 1.467,35 e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O exame toxicológico de larga janela de detecção, realizado com amostras de fios de cabelo, verifica o consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas nos últimos 90 dias. Conforme o levantamento da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), até o dia 20 de março, 2,4 milhões de motoristas das categorias C, D e E, com CNHs válidas e vencidas, ainda não haviam feito o exame toxicológico em todo o país.
Os motoristas podem verificar se exame toxicológico está em dia por meio do aplicativo da carteira digital de trânsito (CDT). Para ter acesso, basta clicar na área do condutor na CDT, depois na aba “Exame Toxicológico” e verificar se o prazo está vencido. Se o exame estiver vencido, o motorista deve procurar um dos laboratórios credenciados para realizar o exame toxicológico.
O alerta é para que os motoristas se informem sobre os vencimentos, já que, na prática, após o trigésimo dia do vencimento do exame, o condutor já poderá ser multado, com a aplicação da pena a partir de 1º de maio. A Senatran lembra que os condutores com a CNH vencendo entre julho e dezembro também têm até 30 de abril para fazer o teste.
Com informações da Agência Brasil