Começa nesta terça-feira (6) o prazo para fazer as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre de 2017. O prazo encera na sexta-feira (9). Os estudantes deverão consultar as bolsas oferecidas na página do Programa na internet.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o número de bolsas deverá ser parecido com o tanto ofertado em 2016. No ano passado, foram oferecidas 125.442 bolsas. Do total, 57.092 entram integrais e 68.350, parciais. As bolsas foram distribuídas em 22.967 cursos de 901 instituições privadas.
Poderão participar da seleção estudantes brasileiros que ainda não têm curso superior e que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016.
Podem concorrer a bolsa integral pessoas que têm a renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. No caso da bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal por pessoa deverá ser de até três salários mínimos.
O ProUni oferece bolsas a estudantes da rede pública em instituições privadas, além de pessoas com deficiência e professores da educação básica me escolas públicas, que compõem o quadro de pessoal permanente da instituição.
A primeira chamada do Programa está prevista para 12 de junho e a segunda, dia 26. Os selecionados deverão comparecer à instituição de ensino superior e comprovar as informações prestadas durante a inscrição.
Caso haja algum processo seletivo, o estudante deverá fazê-lo entre os dias 12 e 19 de junho, na primeira chamada; e entre os dias 26 e 30, na segunda chamada.
A lista de espera será divulgada após a segunda chamada, entre os dias 7 e 10 de julho, também na página do ProUni, na internet. Caso seja selecionado nesta etapa, o estudante deverá se apresentar à instituição e apresentar documentação nos dias 17 e 18 de julho.
Com informações da Agência Brasil