O Ministério da Cidadania informou, nesta quinta-feira (13), que o prazo para atualização do Cadastro Único (CadÚnico), foi prorrogado por mais 30 dias e segue até o dia 14 de novembro. A revisão dos dados é necessária para evitar a suspensão ou até mesmo o cancelamento de benefícios como o Auxílio Brasil.
No caso dos beneficiários do Auxílio Brasil, a data limite para atualização dos cadastros sem alterações há mais de dois anos era até esta sexta-feira (14). Antes do anúncio de prorrogação do prazo, pessoas que deixaram para última hora provocaram intensas filas por todo país, durante esta quinta-feira.
Ao todo, segundo o Ministério da Cidadania, foram convocadas mais de 1,4 milhão de famílias inscritas no Cadastro Único para realizar a revisão cadastral, sendo 757 mil beneficiárias do Auxílio Brasil, que tinham até esta sexta-feira para atualizar seus dados. Em setembro, cerca de 263 mil famílias beneficiárias do programa ainda não haviam atualizado as informações.
O Cadastro Único (CadÚnico) é o principal instrumento do governo para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais como Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de dar direito ao Auxílio Emergencial e ao Auxílio Brasil, entre outros benefícios.