A Secretaria de Governo informa o prazo para que alunos do ensino médio da rede pública estadual se inscrevam no Programa Goiás Sem Fronteiras (PGSF) se encerra nesta quarta-feira, dia 11, às 23h59. Os estudantes inscritos deverão consultar o site do Ibrae (www.ibrae.com.br), a partir do dia 12 de outubro para conferir o seu local de prova.
Os alunos deverão ajustar os relógios e ficar atentos ao horário das provas, pois, conforme alertado pelo superintendente da Juventude, Leonardo Felipe Marques, a prova acontecerá às 14 horas do domingo (15), quando já estará em vigor o horário de verão.
Goiás Sem Fronteiras
O Goiás Sem Fronteiras vai selecionar 125 estudantes do ensino médio de escolas públicas para participar dos intercâmbios, de quatro semanas, em universidades dos Estados Unidos.
“Até o momento temos 125 vagas disponíveis. É claro que as pessoas que não forem classificadas entre as 125 primeiras podem ainda ter chance, pois não há garantias que todos vão receber o visto norte-americano – isso é algo que não tem como o governo do Estado garantir. Então, não desistam”, pontua o secretário de Governo, Tayrone Di Martino.
Mais informações
Os critérios de seleção ao PGSF incluem prova objetiva de língua inglesa, língua português, atualidades, ciências humanas e matemática.
O curso no exterior tem duração de quatro semanas e compreenderá as disciplinas de inglês intensivo e competências globais (liderança, empreendedorismo, governança e negociação). Somente estudantes da rede pública do ensino médio podem se candidatar.
O Governo do Estado arcará com as despesas de todos os alunos aprovados, desde a documentação, passando pelas passagens, alimentação, estadia, material didático e vestimenta. Conforme explica Tayrone Di Martino, “a única preocupação do jovem, lá, será estudar e aprender, inclusive nos finais de semana, nos quais vão haver visitas culturais. É um curso de imersão, com uma carga horária intensa”.
Embora o Goiás Sem Fronteiras tenha custo zero para o bolsista selecionado, serão criados mecanismos de contrapartida para os beneficiários, por meio de palestras, minicursos, ou outra forma de transferência do conhecimento adquirido. Essa contrapartida será estipulada pelo regulamento do Programa.