Em comemoração ao aniversário de 82 anos de Goiânia, a Prefeitura fará a inauguração da requalificação da Praça Pedro Ludovico Teixeira – Praça Cívica neste sábado (24), às 17h. De acordo com a administração municipal, o local terá de volta as características originais da época da construção.
Antes, a praça era utilizada para estacionamento de veículos. Agora, entre as principais alterações está a troca do asfalto por calçamento em pedra portuguesa na parte interna e nas calcadas da praça. Com a requalificação, o estacionamento de veículos no local passa a ser proibido.
Ao redor do Monumento às Três Raças foi construído um teatro de arena para que aconteçam apresentações artísticas e culturais populares. Nesta parte da praça, foi implantado piso drenante, que absorve a água da chuva e a retorna para o lençol freático.
Os obeliscos e os bancos de granilite foram restaurados e novos bancos de concreto foram instalados. Além disso, foi estabelecido novo paisagismo na praça, com 150 novas espécies. Para iluminação, foram implantados novos postes e luminárias e rede elétrica subterrânea.
A estátua de Pedro Ludovico Teixeira foi transferida para a parte interna da praça e o Palácio das Campinas, onde era a antiga sede da Prefeitura de Goiânia, foi demolido. Para os ciclistas foi construída uma ciclofaixa que interliga a Avenida Universitária ao corredor da Avenida T-7.
Ao todo, o investimento foi de R$ 12,5 milhões, com recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas. A obra também recebeu a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), uma vez que a praça é tombada como patrimônio histórico.
O projeto de requalificação da Praça Cívica é de Luiz Fernando Teixeira Cruvinel e foi fornecido à Prefeitura pelo governo estadual. A empresa que executou a obra é a Marsou Engenharia. Toda a reforma foi supervisionada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) e fiscalizada pelo Iphan.
Leia mais: