Categorias: Notícias do Estado

PP lidera com número de investigados

Brasília – O Partido Progressista (PP) é o partido que mais teve filiados incluídos no grupo de políticos que o Supremo Tribunal Federal (STF) vai investigar por causa de envolvimento com fatos levantados no curso da Operação Lava Jato, que revelou um esquema de corrupção na Petrobras.

 

Ao todo, 30 integrantes do PP tiveram o pedido de investigação aceito pelo ministro Teori Zavascki, relator do caso no Supremo. Em segundo lugar, aparecem PMDB e PT, com sete integrantes cada. Em seguida, o PT, com seis. PSDB, PTB e Solidariedade possuem um integrante cada um na lista de investigados.

 

Entre os pepistas que serão investigados estão seu presidente nacional, senador Ciro Nogueira (PI), seu líder na Câmara dos Deputados, Eduardo da Fonte (PE), e o primeiro-vice-presidente da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (MA). O vice-governador da Bahia, João Leão, e os ex-líderes do partido na Câmara Nelson Meurer (PR), Arthur Lira (AL) e João Pizzolatti também estão no grupo. O senador Benedito de Lira (AL), pai do deputado Arthur, também está na lista.

 

Entre os peemedebistas estão o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (RJ), e o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL). A ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney, o deputado Aníbal Gomes (CE) e os senadores Edison Lobão (MA), Romero Jucá (RR) e Valdir Raupp (RO) completam o grupo do PMDB.

 

Os sete petistas que aparecem na lista são os senadores Lindbergh Farias (RJ), Gleisi Hoffmann (PR) e Humberto Costa (PE), o ex-deputado Cândido Vaccarezza (SP), os deputados José Mentor (SP) e Vander Loubet (MS) e o tesoureiro da legenda João Vaccari Neto.

 

O representante do Solidariedade é o ex-deputado Luiz Argôlo (BA). O do PSDB é o senador e ex-governador de Minas Gerais Antonio Anastasia. E o do PTB é o senador e ex-presidente da República Fernando Collor (AL).

 

No caso de Anastasia e de Collor, o STF apenas dará continuidade ao inquérito que já estava aberto pela PF e que foi enviado para o Supremo quando os dois, que têm foro privilegiado, apareceram na investigação. Em todos os outros casos, a investigação foi autorizada pelo STF nesta sexta-feira. 

Marcley Matos

Notícias Recentes

Em noite de artilheiro, goleiro Tadeu desabafa e se declara ao Goiás: “Honra e amor”

Tadeu escreveu mais um capítulo importante em sua trajetória no Goiás Esporte Clube. Principal jogador…

12/08/2024

Com dois gols de Tadeu, Goiás vence de virada o Ceará e se recupera no Brasileiro Série B

O Goiás Esporte Clube conseguiu um importante resultado nesta segunda-feira (12), jogando no Estádio Hailé…

12/08/2024

Vila Nova perde para o lanterna Guarani e completa cinco jogos sem vencer no Brasileiro Série B

O Vila Nova Futebol Clube completou cinco jogos sem uma vitória no Campeonato Brasileiro da…

12/08/2024

Rodada do Voga Brasil em Anápolis aponta que Gomide se mantém com 44% da preferência

Nova pesquisa mostra que petista Antônio Gomide continua à frente na disputa pela Prefeitura de…

12/08/2024

Justiça de SP notifica Pablo Marçal por propaganda eleitoral antecipada

O candidato a prefeito da cidade de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), foi notificado pela…

12/08/2024

Operação do Detran Goiás vai retirar de circulação veículos campeões de infrações

Uma operação especial do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), já iniciada há alguns…

12/08/2024