Publicidade

Postos de combustíveis já podem ter pontos de recarga para veículos elétricos híbridos em Goiás

Por 8 meses atrás

Já é Lei, desde o dia 22 de dezembro, a autorização para que postos de abastecimentos de combustíveis em Goiás disponibilizem pontos para a recarga de veículos elétricos e híbridos. A matéria, de autoria do deputado Bruno Peixoto (UB), tem como justificativa a mudança da matriz de combustíveis.

“Os veículos elétricos são uma tecnologia cada vez mais promissora, em favor de um mundo menos poluído e sustentável, têm sido bem aceitos pela população e vêm se tornando realidade, até mesmo, nas menores cidades”, disse Peixoto.

Publicidade

Esses veículos são resultado de uma onda de inovações, explicadas por um contexto de grande concentração econômica e expressivo acúmulo de capitais, o que, em resposta, traria oportunidades a toda a sociedade, no sentido de se poder ter um mundo ambientalmente mais equilibrado.

Publicidade

Apesar disso, ainda são poucos os lugares que disponibilizam tal serviço em Goiás, muito menos em postos de combustível. Há, por exemplo, para quem dirige no Sistema Anápolis-Aliança, percurso que incluí as BRs 080, 414 e 153. Segundo a Ecovias do Araguaia, concessionária responsável pelo trecho, o suporte será encontrado nas bases de Serviços de Atendimento aos Usuários (SAUs).

Publicidade

De acordo com a empresa, as SAUS que já contam com essa estrutura estão localizadas na BR-153, em Jaraguá (GO), Mara Rosa (GO), Porangatu (GO) e Aliança do Tocantins, e na BR-414, em Cocalzinho de Goiás e Vila Propício (GO). Em todas elas, o serviço está ativo 24h. A implantação foi feita em parceria com a Volvo Car Brasil, porém, os carregadores são válidos para a maioria das marcas e modelos de carros elétricos e híbridos. O modelo de conector disponibilizado é o plug Tipo 2-T2 (IEC62196).

Já em Goiânia, são ao menos 19 estações públicas de carregamento já identificadas em aplicativos, algumas delas em estão no Costa Atacadão (Jardim Goiás e T-63), na City Soluções Urbanas da Praça T-23, no Setor Bueno, e no Alphamall, complexo comercial anexo ao residencial Alphaville Flamboyant.

Publicidade

Com a lei, ao menos, é possível que haja um aumento no número de pontos de recarga para veículos elétricos híbridos no estado, já que, atualmente, Goiás tem menos de 3 mil veículos elétricos e/ou híbridos.

Publicidade
Compartilhar
Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.