Publicidade

Possível retomada do Orkut traz expectativa de comunidades aos goianienses

Por 2 anos atrás

A chegada da notícia da retomada do Orkut trouxe aos internautas, também, a expectativa para as experiências proporcionadas por ele. Desativada em 2014, a rede social marcou a vida da população, com funções exclusivas, como os saudosos depoimentos, jogos, avatares, avaliações de perfis e, até mesmo, a revelação de visitas ao perfil.

Mas nada marcou mais do que as criativas comunidades criadas na plataforma. Foram inúmeras e inusitadas páginas que contavam com interações de pessoas que compartilhavam de uma mesma ideia ou sentimento.

Publicidade

Dentre as diversas temáticas, estão as famosas: “Eu odeio acordar cedo”, “Tocava campainha e corria”, “Eu amo minha mãe”,“Eu colho flores e o Tony Ramos”, “Sou legal, não tô te dando mole”, “Não sei individualizar duplas”, “Eu nunca morri na minha vida”, “Queria sorvete, mas era feijão”, e várias outras, que somavam milhões de participantes.

Publicidade

Voltada exclusivamente aos goianos, estava a conhecida “Uai é uai, uai”, de acordo com a pouca memória desta que vos escreve. O retorno da plataforma, porém, movimentou as atuais redes sociais em alta e até mesmo a Prefeitura de Goiânia sugeriu páginas que deveriam ser criadas e que todos os goianienses deveriam participar.

Publicidade

As opções do Executivo são inusitadas, porém dignas do desejo de fazer parte, como: “Fui enganado pela pamonha sem queijo”, “Já dormi no 020 e perdi o ponto”, “Sou goianiense, mas dou seta”, “Loucos por pequi” e “Galera do X-Tudo sem abacaxi”.

No instagram, a publicação, feita há menos de 24 horas, já soma mais de 6 mil curtidas e centenas de comentários, inclusive, com outras sugestões, como “O que rola na 44”, “Goiânia é um ovo”, “Minha cidade é cheia de buracos”, “Enganados achando que o BRT ficaria pronto na Copa”, dentre outras.

Publicidade

O site oficial do Orkut foi reativado na última quarta-feira (27). A página conta com a seguinte mensagem de seu fundador, Orkut Buyukkokten:

Sou o Orkut. 17 anos atrás eu criei uma pequena rede social enquanto eu trabalhava no Google como engenheiro de software. Em apenas alguns anos, essa rede social se tornou o orkut.com com mais de 300 milhões de usuários.

Acredito que o orkut.com encontrou sua comunidade porque reuniu tantas vozes diversas de todo o mundo em um só lugar. Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde o ódio e a desinformação não fossem tolerados. Nos dedicamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde você pudesse conhecer pessoas reais que compartilhavam seus mesmos interesses, não apenas pessoas que curtiram e comentaram em suas fotos.

O mundo precisa de gentileza agora mais do que nunca. Há tanto ódio online nos dias de hoje, e nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e bem escassas. Sempre acreditei que uma amizade é mais do que um pedido de amizade, e dediquei minha vida para ajudar milhões de vocês a construir conexões autênticas com seus vizinhos, familiares, funcionários e os belos estranhos que entram em suas vidas.

Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Elas devem proteger nossos dados, não vendê-los. Elas devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula. Eu quero que você seja capaz de ser o seu verdadeiro eu, online e offline. Eu quero que você seja capaz de fazer conexões duradouras. Eu quero ajudá-lo a fazer isso com todo o meu coração.

Eu sou uma pessoa otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!

Publicidade
Compartilhar