A primeira pesquisa Ipec divulgada nesta quarta-feira (05/10) após a realização do primeiro turno das eleições no último domingo (02/10) mostra vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 51% de intenção de votos ante a 43% de Jair Bolsonaro (PL) para o segundo turno. O levantamento foi encomendado pela Globo.
As entrevistas foram feitas entre segunda-feira (3) e quarta-feira (5), e a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O Ipec também constatou que 4% votariam nulo ou branco. 2% não sabem ou não responderam.
Nos votos válidos, quando a pesquisa ignora os indecisos e nulos, Lula vai para 55% ante a Bolsonaro que terminaria com 45% das intenções de voto. A sondagem espontânea, onde os entrevistadores não apresentam o nome de nenhum dos candidatos Lula aparece com 50% enquanto Bolsonaro tem 40%.
Foram entrevistadas 2.000 pessoas em 129 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02736/2022.