Publicidade
Categorias: Esportes
| Em 7 anos atrás

Portugal bate Suíça, assume liderança na última rodada e vai à Copa de 2018

Compartilhar

Publicidade

Por nove rodadas, a Suíça liderou o Grupo B das eliminatórias europeias, com 100% de aproveitamento, com Portugal vindo logo atrás. Nesta terça-feira (10), os portugueses aproveitaram a chance de um confronto direto em Lisboa, venceram por 2 a 0 e desbancaram os suíços para garantir a vaga para a Copa do Mundo da Rússia-2018.

Publicidade

Já são agora nove seleções do continente classificadas, fora a anfitriã Rússia.

Publicidade

Com três pontos de vantagem até a última jornada das eliminatórias, a Suíça jogava pelo empate fora de casa. Tinham como uma das missões do dia, por isso, frear Cristiano Ronaldo. Pois o craque não marcou nenhum gol desta vez, algo raro em sua campanha pelo torneio de classificação -ele havia anotado 15 gols nas últimas oito partidas.

O defensor Johan Djourou, porém, anotou um gol contra aos 41 min do primeiro tempo e complicou os planos de sua equipe. No segundo tempo, André Silva definiu a vitória, aos 12 min, completando bela trama dos anfitriões para desmontar a forte defesa adversária.

Publicidade

Portugal e Suíça terminaram a fase de grupos com 27 pontos, e desempate foi favorável aos atuais campeões europeus, devido ao melhor saldo de gols (28 a 18).

O time helvético agora vai disputar a repescagem europeia, com mais quatro vagas em jogo.

ALLEZ, LES BLEUS

Derrotada por Portugal na final da Eurocopa em casa, a França também se classificou nesta terça após vitória por 2 a 1 sobre Belarus. Os gols foram dos atacantes Antoine Griezmann e Olivier Giroud.

Pelo Grupo A, os franceses somaram 23 pontos em dez rodadas, apenas um a mais que Suécia e Holanda.

Os suecos ficaram com a segunda vaga da chave, tendo assim uma segunda chance para ir à Rússia, via repescagem, eliminando a equipe que ficou com a terceira colocação na Copa do Mundo do Brasil-2014.

A seleção nórdica chegou à última rodada com uma confortável vantagem de 12 gols a mais de saldo que os holandeses. Dessa forma, a derrota por 2 a 0 em Amsterdã de nada adiantou.

Publicidade