Publicidade

Portador da Síndrome da Imunodeficiência Combinada Grave, Isaac morre me Goiânia

Por 7 anos atrás

Publicidade

Isaac Lima de Sousa, de um ano e nove meses, portador da Síndrome da Imunodeficiência Combinada Grave (SCID), morreu na madrugada desta segunda-feira (11), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Criança, em Goiânia. A morte foi em decorrência de insuficiência respiratória, hipoplasia medular e desnutrição proteico-calórica.

O pequeno Isaac é irmão de Davi, de 4 anos, também portador da SCID.

Publicidade

Segundo informações do jornal O Popular, a mãe dos meninos, Aline Siqueira Lima, de 35 anos, estava em Curitiba (PR), com Davi, quando recebeu a notícia da morte de Isaac. “Estava com o Davi na esperança que ele (Isaac) viesse para tratamento aqui”.

Publicidade

O local e o horário do velório e do sepultamento ainda não foram informados.

Caso Isaac

Publicidade

A síndrome é hereditária. Isaac foi diagnosticado quando estava preste a completar um ano. O garoto nasceu prematuro, com 820 gramas, em uma maternidade da rede particular. De acordo com a mãe da criança, não foram realizados exames neonatais que identificassem a doença no bebê.

A síndrome, que tem como único tratamento o transplante de medula, tem prevalência em meninos e costuma se manifestar nos primeiros três meses de vida. A doença diminui drasticamente a quantidade de linfócitos, as células de defesa do corpo, comprometendo todo o sistema imunológico. Os pacientes têm diarreias persistentes, infecções excessivas e reação adversa a vacinas de germe vivo.

Caso Davi

A criança gerou grande comoção em Goiás com a grava doença. O irmão mais velho dos garotos, João Gabriel, de 11 anos, foi a esperança para um transplante de medula, realizado quando Davi tinha 2 anos e 4 meses. No entanto, não houve a mesma compatibilidade com Isaac.

Publicidade
Compartilhar