O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), telefonou na noite desta quarta-feira (01º/02) para os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) para parabenizá-los por suas respectivas vitórias que os levaram a reeleição para os respectivos cargos.
Por meio das redes sociais, em postagem às 20h15, Lula disse que havia telefonado para ambos. “Desejo uma boa gestão. Nosso país precisa de instituições fortes e democráticas”, pontuou. Lula apoiou ambos os candidatos e também a campanha, especialmente no projeto de recondução de Rodrigo Pacheco, visto como essencial para a governabilidade.
O projeto de Rogério Marinho, do PL, era visto como uma possibilidade do bolsonarismo partidário retomar sua força com pautas vistas por governistas como golpistas. Com a vitória de Pacheco, o sentimento petista é que o PT ganha junto uma espécie de terceiro turno da eleição que terminou em outubro mas teve contornos extras.
Na Câmara dos Deputados, o PT de Lula também vai voltar a compor a mesa-diretora com a deputada federal Maria do Rosário na 2ª secretaria. No Senado Federal, a mesa-diretora será definida em votação na manhã desta quinta-feira (02/02).