Categorias: Cidades

Por determinação de Marconi, Palácio das Esmeraldas, PPLT e Estádio Olímpico são iluminados com cor símbolo do Outubro Rosa

Quem passear pelas ruas do Centro de Goiânia vai perceber que o Palácio das Esmeraldas, o Palácio Pedro Ludovico e o Estádio Olímpico estão iluminados, a partir da noite desta sexta-feira, 6, pela cor rosa. Por determinação do governador Marconi Perillo, as fachadas dos palácios e as quatro torres de iluminação do Olímpico, no Centro de Excelência, receberam a cor símbolo do Outubro Rosa.

“O Governo de Goiás abraçou de vez a campanha do Outubro Rosa. A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Valéria Perillo, e eu apoiamos esse movimento, que chama a atenção para o diagnóstico do câncer de mama”, escreveu Marconi em suas redes sociais na noite desta sexta-feira, 6.

O Outubro Rosa é um movimento internacional de prevenção ao câncer de mama e é apoiado integralmente pelo Governo de Goiás. O mês foi escolhido para representar a causa ao redor do mundo. A iluminação de prédios e monumentos é uma das formas de chamar a atenção da população para os exames de detecção da doença.

Em Goiás, a Secretaria do Estado da Saúde coordena as campanhas de informação, prevenção e tratamento do câncer de mama, que se detectado precocemente tem elevados índices de cura.

A Gerência da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente da SES oferece apoio às secretarias municipais de Saúde para a realização de atividades durante o mês de outubro. Um exemplo é a parceria com a Secretaria de Assistência Social de Aparecida de Goiânia, na promoção até o dia 18 de outubro do Espaço Múltiplo Rosa, no Aparecida Shopping.

O método de rastreamento deste tipo de câncer é a realização do exame de mamografia e a recomendação, atualizada em 2016, é de que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos. Essa é também a rotina adotada na maior parte dos países que implantaram o rastreamento do câncer de mama e tiveram impacto na redução da mortalidade por essa doença. Em Goiás, no ano de 2016 foram realizadas 43 mil 580 mamografias, uma média de 3.632 por mês.

Marcley Matos

Notícias Recentes

Polícia prende quadrilha especializada em furtar cartões presos em caixa eletrônico

Uma ação conjunta entre PMGO, PMDF E PMCE prendeu 4 integrantes de uma quadrilha que…

11/08/2024

Médica que iria embarcar em avião que caiu em Vinhedo mudou passagem após pressentimento do pai

A médica Juliana Chiumento comprou uma passagem para a viagem programada na tarde de sexta-feira…

11/08/2024

Licença-paternidade : Conheça a importância e as regras desse benefício

Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 115 países oferecem o benefício da licença-paternidade. No…

11/08/2024

“Saúde não é despesa, é investimento”, afirma Vanderlan Cardoso

“Saúde não é despesa, é investimento, principalmente na atenção primária”, ressaltou Vanderlan ao tratar da…

11/08/2024

Acidente em Vinhedo: Cristais de gelo pode ser uma das hipóteses da queda da aeronave

As caixas-pretas contendo os gravadores de voz da cabine e de dados do voo 2283,…

11/08/2024

Preso homem que ludibriava idosos em caixas eletrônicos e aplicava golpes em Uruaçu

A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Uruaçu,…

11/08/2024