Para quem ainda não tomou a vacina contra a influenza, o Ministério da Saúde decidiu disponibilizar o remédio à população, em todos os Estados e municípios. A partir desta segunda-feira (5) as Unidades Básicas de Saúde disponibilizarão o remédio para todas as faixas etárias, enquanto durarem o estoque. De acordo com o ministro da Saúde, Ricardo Barros a ampliação do público na última semana da campanha ocorrerá porque ainda há doses disponíveis.
A medida da saúde, só é válida neste ano e foi adotada devido a quantidade da medicação na reserva, de 10 milhões em todo o País. A cidade de Aparecida de Goiânia tem um estoque apenas cerca de 20 mil doses. Quem ainda não tomou a vacina, os horário de funcionamento das salas de vacinação é de 8h as 16h30, de segunda à sexta.
A medicação é considerada segura entre os especialista. Ela protege contra os vírus da Influenza A/H1N1, A/h3n2 e B. Como conta o ministro, no ano de 2017 tiveram poucos casos de influenza. Por conta disso, o público-alvo procurou menos os postos de saúde. “Para que não haja desperdício, já que estas vacinas só valem por um ano, decidimos estender a todas as faixa etárias, enquanto durarem os estoques”, acrescenta.
Unidades de saúde que ainda estão oferecendo a vacina:
Centro de Saúde Papillon Park
Ambulatório Central (antigo Pronto Socorro)
UBS Jardim Tiradentes
UBS Jardim Florença
UBS Independência Mansões
UBS Pontal Sul
UBS Vila Delfiori
UBS Bandeirantes
UBS Campos Elíseos
UBS Caraíbas
UBS Alto paraíso
UBS Jardim dos Ipês
UBS Madre Germana
UBS Mansões Paraíso
UBS Buriti Sereno
UBS Parque Trindade
UBS Santa Luzia
UBS Jardim Olímpico
UBS Jardim dos Buritis
UBS Jardim Bela Vista
UBS Vila São Pedro
UBS Rosa dos Ventos
UBS Nova Olinda