O lateral esquerdo Ernandes é acusado de estar atuando com documentação falsa. Contrato pelo Goiás para disputa do Campeonato Brasileiro, o jogador tem registro na Confederação Brasileira de Futebol com data de nascimento do dia 11 de novembro de 1987, porém no cartório de São Felix do Araguaia (MT) cidade natal de Ernandes, existe registro com uma data diferente: 11 de novembro de 1985.
A Ponte Preta que terminou a Série B, na 5ª posição acompanhava o caso e anunciou que pode procurar o Superior Tribunal de Justiça Desportiva, pedindo punição ao Goiás Esporte Clube – fato que beneficia a equipe que ficaria com uma vaga esmeraldina. A situação também vem sendo acompanhada pelo Sport Recife que foi rebaixado na Série A. Uma punição também traria problema para o Ceará que utilizou o lateral na 1ª Rodada da competição.
O departamento jurídico do Goiás, através do advogado João Vicente afirmou em entrevista a Rádio Sagres 730 que o caso não traz preocupação. “Isso não vai dar em nada. Esse problema que a Ponte Preta vem se apegando, nós temos certeza que não seremos punido. Não tem muita polêmica aqui no Goiás sobre esse assunto. Se existir julgamento no STJD, o torcedor pode ficar tranquilo que ganharemos por unanimidade. O resultado de campo será mantido”.
O Procurador do STJD, Marcus Campos, em entrevista na Rádio Bandeirantes Campinas, descartou punição ao Goiás no caso do lateral Ernandes. Ele disse que apenas o jogador deve ser julgado pela certidão irregular.