A Secretaria de Meio Ambiente de Goiás (Secima) divulgou nesta sexta-feira (23) um estudo sobre índices de poluentes no ar de Goiânia. De acordo com o monitoramento realizado nos dias 20 e 21 de setembro, foram contabilizados 87 microgramas de partículas sólidas por metro cúbico de ar.
O número é equivalente a uma queda de 36% do que foi registrado na semana anterior, nos dias 15 e 16 de setembro, na Praça Cívica. No levantamento anterior, foram computados 138 microgramas por metro cúbico, que é considerado inadequado.
A maior queda foi registrada na Praça do Trabalhador, que foi de 38%. Na pesquisa anterior, foram contabilizados 158 microgramas; nesta, 98 microgramas por metro cúbico. Com a redução da poluição nas Praças Cívica e do Trabalhador, a qualidade do ar deixou de ser considerada inadequada e passou a ser regular.
Geralmente, a poluição do ar é agravada com o aumento de queimadas, que resultam em uma nuvem de fumaça sobre a cidade. No entanto, em setembro deste ano, as chuvas colaboraram para o retorno da qualidade do ar ao nível regular.
O ar considerado regular deverá ter concentração entre 41 a 120 microgramas de partículas sólidas suspensas por metro cúbico de ar. Acima de 121 microgramas, o ar é considerado inadequado, o que poderá prejudicar a saúde humana.