Categorias: Cidades

Policiais e bombeiros militares continuam proibidos de portar arma de fogo em casas noturnas

Por unanimidade o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) decidiu que os policiais e bombeiros militares de Goiás continuam proibidos de portar armas de fogo de propriedade e posse do Estado em casas noturnas, bares, boates e shows.

O relator do processo, desembargador Norival Santomé, negou o mandato de segurança à Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar e Bombeiros Militares do Estado de Goiás (Assego) e à Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiros Militares do Estado de Goiás (ACS/PM/BM-GO), referente à portaria nº 115/2014/SSP.

Para o presidente da Assego, sargento Luis Cláudio Coelho de Jesus, os policiais militares acreditam que o secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, quem emanou a portaria, não seria a pessoa mais adequada para ditar quais as condutas que os militares devem seguir.

– “A Assego não concorda com a portaria, tendo vista que o secretário não é o indicado para emanar condutas dos militares. Caberá ao comandante-Geral da PM disciplinar a procedência do uso de armas de fogo de propriedade do Estado”, disse.

De acordo com Luis Cláudio, essa portaria estadual contraria leis federais que permitem que o policial militar porte arma de fogo em todo o território nacional. “A lei deixa bem claro que os policiais tem esse direito”, pontuou.

Para o desembargador Santomé, a portaria foi emanada com base legal e não existe “arbitrariedade que pudesse dar ensejo a presente ação mandamental”. O relator também ressaltou que a Constituição Federal dá competência à SSP para “expedir instruções e outros normativos necessários à boa execução de leis e regulamentos”.

O presidente da Assego ainda afirmou que, com a negação do mandato de segurança, os departamentos jurídicos da Associação e da ACS/PM/BM já estão se reunindo para preparar novo recurso, contra a decisão judicial.

Portaria 115/2014/SSP

A Secretaria de Segurança Pública emanou a portaria 115/2014/SSP em 9 de julho do ano passado, proibindo o uso de armas de fogo em casas noturnas, bares, boates e shows quando não estivesse em horário de serviço, após o envolvimento de um policial em uma briga em um bar de Goiânia.

Thais Dutra

Notícias Recentes

Proposta estratégia para ampliar RPPNs em Goiás com fundo composto por multas ambientais

Modelo prevê fundo composto pelo dinheiro de multas por danos ao meio ambiente beneficiando reservas…

15/08/2024

Procon aponta variação de mais de 99% no preço das fraldas descartáveis infantis, em Goiânia

Na capital, o preço da fralda descartável infantil pode ter variação de preço superior a…

15/08/2024

Empresário Arni Spiering morre em queda de avião bimotor em Apiacás, MT

Na manhã desta quinta-feira (15), um avião bimotor King Air caiu na zona rural de…

15/08/2024

Ministério da Saúde negocia compra emergencial de 25 mil doses de vacina contra mpox

O Ministério da Saúde (MS) anunciou, nesta quinta-feira (15), a negociação da compra emergencial de…

15/08/2024

Gustavo Mendanha é anunciado como coordenador da campanha de Leandro Vilela em Aparecida

Na manhã desta quarta-feira (15), o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, foi anunciado…

15/08/2024

Em Goiás, o comércio varejista cresce pelo 7º mês seguido

O comércio varejista em Goiás cresceu pelo sétimo mês seguido, com alta de 5,9%, na…

15/08/2024