Policiais civis do Pará e de Goiás prenderam em Goiânia um dos suspeitos de desmatar e provocar queimadas a área de proteção ambiental Trunfo de Xingu, em São Félix do Xingu, no sul paraense. O suspeito preso é José Brasil de Oliveira. Geraldo Daniel de Oliveira, irmão de José Brasil, e João Batista Rodrigues Jaime também são procurados pela Polícia e estão foragidos.
Os suspeitos respondem pelos crimes de danos em área de proteção ambiental, poluição ambiental, queimadas e associação criminosa. De acordo com a investigação da Polícia do Pará, os acusados são suspeitos de terem contratado mais de 50 homens para derrubar 20 mil hectares na área de proteção ambiental. O delegado José Humberto Melo, responsável pela investigação, disse que o grupo já derrubou e incendiou mais de 5 mil hectares.
Durante as buscas na Fazenda Ouro Verde, os policiais civis encontraram um grupo de trabalhadores com condições análogas à escravidão.
CORREÇÃO
Sobre a informação divulgada pela polícia civil do Pará, o Diário de Goiás recebeu a seguinte nota sobre a citação feita a Paulo Henrique Marques: “NOTA DE ESCLARECIMENTO: A respeito da Operação Labaredas realizada no Pará, esclareço que não estou preso, não tenho arma e não existe nenhum mandado de prisão contra a minha pessoa. Erroneamente incluíram meu nome na reportagem, falando que estava preso por porte de arma de fogo, o que não é verdade. Estou à disposição para qualquer esclarecimento. Paulo Henrique, PH”