Publicidade

Polícia indicia engenheiro e responsabiliza Sanesc por queda de reservatório em Senador Canedo

A Polícia Civil indiciou o engenheiro encarregado pelo reservatório que desabou no Parque Industrial, em Senador Canedo, no dia 8 de julho e também responsabilizou a Agência Municipal de Saneamento (Sanesc) pelo acidente. A conclusão do inquérito foi apresentada neste sábado (28), pelo delegado André dos Santos Júnior.

Com base no relatório da Polícia Técnico-Científica, o delegado apontou que havia irregularidades na operação do reservatório, sendo uma no controle da entrada de água, que era feito manualmente, e outra em relação ao volume de água nos compartimentos da estrutura, que estavam desiguais. “O volume de água no compartimento superior estava muito maior do que o do inferior. Isso causou uma sobrecarga e instabilidade na estrutura”, afirmou.

Publicidade

O inquérito foi encaminhado à Justiça. O engenheiro foi indiciado por lesão corporal culposa, cuja pena pode variar de dois meses a um ano de prisão. A Sanesc disse que ainda analisa o laudo da Polícia Técnico-Científica. A agência também espera o resultado da perícia de uma empresa contratada. A companhia justificou que as mudanças no registro do reservatório foram feitas na gestão anterior.

Publicidade

A Sanesc lembrou ainda que está vistoriando os 57 reservatórios da cidade por meio de auditoria privada, com a intenção de evitar novos acidentes. A operação começou no dia 21 de julho e deve entregar relatórios em até seis meses. A caixa d’água que caiu, conforme a agência, será substituída por um novo modelo, com maior capacidade, e deverá ser instalada em uma altura menor.

Publicidade

O desabamento do reservatório danificou sete residências. Em uma delas, que foi completamente destruída, o jovem Yuri Louredo Guiliani, de 18 anos, foi atingido e foi levado em estado gravíssimo ao hospital. Ele, porém, se recuperou. Um projeto de reestruturação da comunidade e da casa foi apresentado pela Sanesc, que prometeu ressarcir todas as famílias afetadas.

Publicidade
Compartilhar