Na manhã desta quarta-feira (14), Polícia Civil de Goiás, por meio da 3ª Delegacia Distrital de Polícia de Aparecida de Goiânia – 2ª DRP, deflagrou a Operação Usureros para investigar agiotas estrangeiros que praticavam cobranças violentas em Aparecida de Goiânia, Goiânia e Caldas Novas.
No total, foram cumpridas 33 ordens judiciais, sendo nove mandados de prisões temporárias, cinco mandados de busca e apreensão e 19 sequestro de bens. Até o momento, foram identificados oito estrangeiros, divididos em três núcleos, e um nacional que atuava nas cobranças violentas. Estima-se que o grupo tenha causado significativos prejuízos financeiros e psicológicos às vítimas.
A investigação iniciou após denúncias de comerciantes e autônomos, vítimas de cobranças. Segundo a polícia, as vítimas eram abordadas por indivíduos que ofereciam empréstimos facilitados e sem burocracia. Após a liberação do dinheiro, as vítimas eram obrigadas a pagar parcelas diariamente (o que se denomina pagamento “pinga-pinga”), com juros exorbitantes que variavam de 20% a 50%, em caso de atraso diário.