Presidente do partido quer definição logo, Júnior do Friboi e Iris Rezende parecem não tem pressa
O presidente do PMDB, Samuel Belchior, já admite que o partido defina os rumos ainda no mês de março. Mas ele enfrenta correntes contrárias a definição dentro do partido.
O empresário Junior do Friboi destacou na coletiva de apresentação do marqueteiro Duda Mendonça, que o partido só iria definir a chapa em junho durante as convenções.
Partidários de Íris Rezende também admitem que o ex-governador deve se pronunciar sobre a disputa somente em abril (como informa a coluna Giro de hoje).
O prazo de março é uma definição do PT que esta trabalhando o nome e Antônio Gomide (prefeito de Anápolis) para a disputa estadual. Ele precisa decidir se renúncia a prefeitura até o início de abril.
Nota Giro, Jornal O Popular, 06 de Março
Iris deve deixar definição para depois de março, afirmam aliados no PMDB
A possibilidade de Iris Rezende anunciar até o fim deste mês se será candidato e para qual cargo é considerada remota por seus aliados no PMDB. O ex-deputado José Nelto, um dos líderes do movimento pró-Iris, afirma que o ex-prefeito “precisa anunciar” sua definição até o dia 22, mas admite que poderá ficar para abril. Ele critica os deputados no partido que apoiam o empresário José Batista Júnior (Friboi). “A maioria da executiva do PMDB não representa a vontade do partido”, diz. Dois deputados peemedebistas, ouvidos pela coluna, afirmam que Iris não tem motivo para antecipar sua decisão neste mês. “É preciso evitarmos a consolidação do racha no PMDB e dar mais tempo para Júnior. Caso não viabilize sua candidatura ao governo não poderá culpar Iris, que então será o nosso candidato”, diz um deles que se considera irista, mas tem acompanhado a agenda do empresário. “É provável que o prefeito Antônio Gomide (PT) tenha de se decidir no dia 29 sem a definição do PMDB”, diz o outro deputado.