A Polícia Militar do Paraná gastou R$ 110 mil na operação de apoio ao depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na Justiça Federal do Paraná, na semana passada.
As informações estão em ofício assinado pelo comando da PM, em resposta a um pedido do deputado estadual Tadeu Veneri (PT), que foi divulgado nesta terça (16).
Foram 1.700 policiais mobilizados para a ocasião, durante cinco dias de operação -o equivalente a cerca de 8% do efetivo total da PM no Paraná.
Desse valor, foram gastos R$ 40 mil em horas-voo de helicópteros, que sobrevoaram a região do fórum federal e as proximidades dos acampamentos em apoio ao ex-presidente.
Por causa do depoimento, as ruas em torno do prédio da Justiça Federal foram bloqueadas por cinco dias, desde o final de semana, e os moradores e comerciantes da região, cadastrados pela PM para ter acesso às suas casas e trabalho.
Havia o temor de confronto entre apoiadores do ex-presidente e da Lava Jato, que preparavam manifestações para o dia da audiência.
Um pedido de Moro, porém, desmobilizou boa parte dos simpatizantes da operação. Ao final do dia, nenhum confronto foi registrado, sendo registradas apenas manifestações pacíficas. (Folhapress)