Publicidade
Categorias: Entretenimento
| Em 8 anos atrás

Plateia interage com Orquestra Jovem em concertos na China

Compartilhar

orquestra jovem na china foto lorena moraes 2orquestra jovem na china foto lorena moraes 2A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás continuou sua turnê pela China neste final de semana com apresentações nas cidades de Shaoxing, no sábado (31) e Shaoxing Keqiao, domingo (1º). Um grande público esteve presente nos dois concertos e, como nos anteriores, sempre demonstrando grande interesse pelo repertório que tem como destaque composições brasileiras de Villa-Lobos, Tom Jobim, Ari Barroso, entre outros.

O repertório apresentado tem forte presença dos instrumentos de percussão. Para Ana Cláudia Barbosa, integrante do naipe de percussionistas da Orquestra Jovem, o repertório da turnê valorizou esses instrumentos. “Na música brasileira a percussão está sempre à frente o tempo todo, fazendo marcação com instrumentos como o pandeiro, o caxixi, entre outros. Estamos mostrando o Brasil aqui na China e na música brasileira a percussão é muito viva”, disse. Sobre a reação dos chineses, Ana Cláudia cita como exemplo uma das músicas finais. “Quando a gente toca Tico-tico no Fubá eles interagem batendo palmas e, no final, sempre querem ver os instrumentos que estamos tocando. Então, dá pra ver que estão gostando muito”, conclui.

Publicidade

Segundo o violinista Eliel Ferreira, spalla da turnê e um dos regentes da Orquestra, a experiência está sendo sucesso total. “Nós não esperávamos um resultado tão bom. A cada concerto a orquestra tem dado o seu melhor, tem se superado, e o saldo da turnê está sendo muito positivo”, afirma. Ele destaca também a importância dessa experiência para os músicos: “A turnê vai significar uma mudança de expectativas e uma nova visão de mundo para esses jovens. Muitos deles nem tinha saído de Goiás e os trouxemos para tocar na China, um choque cultural muito grande. Tenho certeza que cada um vai voltar com vivências muito importantes para a continuidade de suas carreiras artísticas”, disse Eliel. Sobre o retorno institucional para a Orquestra, Eliel Ferreira afirmou que foram feitos muitos contatos, gerando novas oportunidades para projetos futuros. 

Publicidade

Leia mais:

Publicidade