Em cumprimento à Política Nacional de Mobilidade Urbana, o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), fará o lançamento do Plano de Mobilidade (PlanMob-Goiânia) nesta terça-feira (5), às 16h, no auditório na Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), em Goiânia.
Em seguida, serão iniciados os trabalhos para desenvolvimento, institucionalização e implantação do Plano de Mobilidade. O contrato já foi assinado, em parceria entre a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT).
Segundo Paulo Garcia, os objetivos do Plano são promover alterações significativas no padrão de circulação de pessoas e bens no município, garantir mobilidade com acessibilidade plena a toda a população e contribuir para a desenvolvimento econômico.
O projeto seguirá os princípios da Política Nacional de Mobilidade Urbana, instituída pela Lei 12.587. Estão previstos acessibilidade universal, desenvolvimento sustentável das cidades nas dimensões socioeconômicas e ambientais, igualdade no acesso dos cidadãos ao transporte coletivo, segurança das pessoas, equidade no uso do espaço público de circulação, vias e logradouros, além da eficiência na circulação urbana.
Para o prefeito, os principais desafios do Plano é desenvolver a compreensão de que a mobilidade é resultado de políticas públicas e envolvimento social. Com isso, a expectativa é de que os projetos urbanos, como corredores exclusivos de ônibus, ciclovias e BRT Norte-Sul, estimulem o uso do transporte público.
“Com o Plano de Mobilidade as políticas públicas serão ampliadas, assim como a participação popular”, ressalta Paulo Garcia.